Recicla Sampa - Catadores se mobilizam pela reciclagem de papel
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Catadores se mobilizam pela reciclagem de papel

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Representantes da indústria e do governo federal receberam entidades do setor em Brasília. Foto: Divulgação

Diante uma queda história de preços e de uma crise de mercado que se arrasta desde a pandemia, os catadores resolveram se mobilizar para promover e impulsionar novamente a reciclagem de papel no Brasil.

Na última sexta-feira (24), representantes da indústria e do governo federal receberam integrantes de diferentes entidades do setor no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em uma reunião que debateu a cadeia de reaproveitamento do material no país.  

Entre os participantes, estiveram o presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), Roberto Rocha; Anderson Nassif, presidente da UNICATADORES; além de Luiz Henrique Silva e Aline Sousa, lideranças do Movimento Nacional dos Catadores (MNCR).

De acordo com os dirigentes, o encontro teve como objetivo discutir práticas e políticas públicas que possam ser incorporadas à Estratégia Nacional de Economia Circular. A ideia é fomentar um ciclo produtivo mais eficiente, sustentável e inclusivo.

Durante a reunião, os representantes dos catadores fizeram questão de destacar o papel fundamental que os trabalhadores autônomos e cooperados desenvolvem na cadeia da reciclagem no Brasil.

Eles também chamaram atenção para os principais desafios da reciclagem de papel no país, como queda dos preços, alta tributação (pis, cofins e ICMS) das organizações, falta de incentivos fiscais, falta de diálogo entre categoria e indústria, e facilidade de importação destes materiais pelas empresas.

“É tempo de priorizar e ampliar parcerias com as organizações de catadores, estabelecendo diálogos, implementando sistemas de rastreabilidade na cadeia e valorizando aspectos sociais. Ou seja, falta o “S” das estratégias ESG”, afirmou o presidente da ANCAT, Roberto Rocha.

Clique aqui e leia a nota da ANCAT na íntegra


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024