Descoberta: cogumelos podem deteriorar plástico em semanas

24/09/2018

Imagem - Cogumelos crescendo na natureza. Foto: Kisova Elena/shutterstock.com

Cogumelos crescendo na natureza. Foto: Kisova Elena/shutterstock.com

Falar sobre os malefícios do plástico para o meio ambiente já se tornou lugar comum. O impacto desse material no meio ambiente vem sendo tratado com urgência e seriedade nos últimos anos. A própria ONU (Organização das Nações Unidas) confirmou que a redução do uso do material é o maior desafio da humanidade, já que ele está presente em nossos hábitos e, ao mesmo tempo, causa danos muito sérios à natureza.

A novidade, porém, é uma pesquisa feita pelo Departamento de Meio Ambiente do Reino Unido que revela que a solução pode estar na própria natureza. Segundo o estudo, os cogumelos podem ser aliados na diminuição da quantidade de plástico em oceanos e florestas. Eles ainda são capazes de ser fonte de matéria-prima para biocombustíveis.

O responsável por ajudar a deteriorar o plástico e ser fonte de abastecimento de carros é uma espécie de fungo encontrado no Paquistão. Ele é super eficiente em quebrar as moléculas de poliuretano poliéster, substância encontrada em resíduos plásticos. Os cientistas que trabalham nesse estudo também descobriram a capacidade do cogumelo de quebrar as moléculas de substâncias químicas como o diesel, chegando a um combustível mais econômico e sustentável daqueles que usamos hoje em dia.

Fonte: Hypeness

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados