17 de Dezembro de 2021,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com o fim do ano se aproximando e a poucos dias das festividades mais especiais, Natal e Réveillon, chega também a tradicional corrida às lojas para as compras dos mais diversos presentes, lembranças, enfeites e, claro, das ceias.
Junto com esse período, chegam também os excessos de consumo e desperdício e com eles, vêm os impactos negativos no meio ambiente.
Por sinal, você já parou para avaliar os impactos de tudo o que é consumido neste período e como fazer para tornar suas festas e encontros mais sustentáveis?
Para te ajudar, preparamos dicas pensadas a partir dos 5R’s da sustentabilidade: repensar, reutilizar, reduzir, recusar e claro, reciclar.
O que não pode faltar em uma festa de natal? Claro, a árvore! Não é necessário comprar uma nova árvore de Natal se a sua ainda está boa, né? Assim, não jogamos coisa no lixo à toa, e ainda podemos salvar um dinheiro para proporcionar mais experiências para essa época, por exemplo.
A gente ama uma decoração de Natal muito por conta das luzes! Mas quando vamos comprar os famosos “pisca-piscas”, vale sempre optar por luzes de LED que duram mais e usam menos eletricidade para criar aquele ambiente incrível. Assim, você evita a produção de novos plásticos, de lixo eletrônico e de quebra economiza na conta de energia, que não está nada barata.
Por que não modernizar a sua festa com o envio de convites digitais? Além de economizar com a impressão, você ajuda o planeta. Mas se preferir o envio de convites físicos, uma boa opção são aqueles feitos de papel reciclado, sem laminação e com tintas ecológicas.
Os convites da Papel Semente, por exemplo, são feitos de sementes personalizáveis, que podem ser plantadas na hora do descarte para virarem uma flor ou hortaliça.
Pratos e talheres costumam ser um dos maiores vilões nas festas e não apenas pelo grande acúmulo de lixo, mas principalmente por serem itens de uso único, que vão demorar séculos para se decompor no meio ambiente. Por isso, se for possível opte por utensílios reutilizáveis ou de vidro.
Também é possível comprar copos e pratos de papel, que são vendidos em diversas opções de decorações. Uma dica para evitar o desperdício desnecessário é anotar o nome de cada convidado para que ele utilize apenas um prato e copo durante toda a cerimônia.
Os tradicionais balões e bexigas também são itens de uso único e depois das festas são destinados aos aterros sanitários, isso quando não vão parar no meio ambiente. Opte por opções biodegradáveis ou guirlandas, bandeirinhas e lanternas de papel. Elas decoram da mesma forma, são ainda mais bonitas e mais sustentáveis.
As suqueiras são recipientes de plástico ou vidro com uma torneira, que servem para acomodar e servir diferentes bebidas. É uma forma de incentivar uma alimentação mais saudável, sem refrigerante, e de reduzir o volume de lixo causado pelas garrafas PET.
O Brasil é campeão do mundo em reciclagem de latinhas, com mais de 97% de taxa de reciclagem. Por isso, dê preferência para as latas. Afinal, é quase certeza que ela será reciclada e reinserida no mercado.
Assim como os enfeites, os embrulhos de presentes produzem lixos desnecessários, que poderiam ser evitados.
Alternativas sustentáveis para embrulhar os presentes podem ser os papeis reciclados ou as embalagens reutilizadas. Latas e potes de alumínio ou outros metais também podem ser transformadas em embrulhos de presente sustentáveis.
Fique sempre atento se o fabricante daquele produto se preocupa com a sustentabilidade ambiental, com questões sociais e com posturas éticas. Confira se a embalagem é reciclável e leve em consideração o impacto ambiental daquilo que você vai consumir.
Como destacou Denise Conselheiro, do Instituto Akatu, em nosso mini-doc Reciclagem de Hábitos, são questionamentos fundamentais para um cidadão do século XXI, que nos levam à reflexões sobre a origem dos produtos, a motivação da compra, a função de cada um deles, seu tempo de vida útil e como você vai descartá-los ou reutilizá-los ao fim do ciclo.
Escolhas e atitudes ambientalmente responsáveis podem inspirar outras pessoas a agirem e pensarem de forma consciente. Transformando o nosso dia a dia, podemos transformar o mundo e ajudar a garantir sua sustentabilidade ambiental.
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil
Organização sem fins lucrativos une reciclagem e defesa de animais abandonados