Isolamento sem resíduos: USP cria embalagem sustentável para delivery

17/06/2020

Imagem - Para saber se o produto faria sucesso, a empresa fez uma pesquisa de mercado com restaurantes e clientes. Foto: Divulgação

Para saber se o produto faria sucesso, a empresa fez uma pesquisa de mercado com restaurantes e clientes. Foto: Divulgação

Alunos do curso de engenharia da USP (Universidade de São Paulo) criaram uma embalagem sustentável, o Re.pote, para diminuir o uso de plásticos descartáveis em nosso dia a dia.

A invenção foi realizada em parceria com a engenheira de produção Júlia Berlingeri, que teve a ideia e buscou a empresa Poli Júnior, associação civil sem fins lucrativos constituída e administrada pelos estudantes de engenharia da universidade, para desenvolver o produto.

Depois de muitos estudos e pesquisas para escolher o melhor material para compor o item, além da orientação de professores da instituição de ensino, a empresa chegou a conclusão de que o ideal seria produzir um recipiente com duas camadas.

A parte externa seria fabricada com um plástico do tipo polipropileno reciclado, material barato e fácil de se encontrar no mercado de reciclagem. Já a parte interna, que fica em contato com a comida, teria uma camada de polipropileno virgem que, mesmo não sendo reciclado, não anula a sustentabilidade do produto.

Para saber se o produto faria sucesso, a empresa fez uma pesquisa de mercado com restaurantes e clientes de delivery. Ao todo, cerca de 70% responderam que estavam muito interessados no produto e na iniciativa.

Hoje em dia, o produto está em fase de implementação. A equipe elaborou três modelos de recipientes diferentes com a ajuda de uma impressora 3D. Parte dessas embalagens foram entregues para algumas pessoas testarem.

Fonte: Observatório do Terceiro Setor

Texto produzido em 21/05/2020

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados