Recicla Sampa - ONU: Pacto global busca conter poluição do lixo plástico
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

ONU: Pacto global busca conter poluição do lixo plástico

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Assembleia da ONU reuniu representantes de 175 países no Quênia. Foto: New Africa / Shutterstock.com

Com a batida de um martelo feito de lixo reciclado e uma grande salva de palmas, representantes de 175 nações concordaram na última quarta-feira (2) em começar a escrever um tratado global para tentar conter a poluição por resíduos plásticos.

Tudo indica que será um documento amplo e juridicamente vinculativo, que não se restringiria apenas a promover a reciclagem e a coleta do que já existe de lixo plástico no mundo, mas também incluiria restrições à sua fabricação.  

“Fizemos história hoje”, disse Espen Barth Eide, ministro norueguês e presidente da Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, logo após o fim da reunião, em Nairóbi, Quênia. O evento reuniu quase cinco mil pessoas, 3.400 presencialmente.

Especialistas ouvidos pelo New York Times afirmam que esse é o tratado mais importante desde o Acordo de Paris em 2015, quando houve consenso em reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Os representantes devem se reunir mais uma vez ainda este ano para a primeira rodadas de negociações. O primeiro passo é definir os detalhes do tratado e estabelecer metas. A previsão é que o acordo seja fechado em 2024.

Um estudo divulgado recentemente pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) apontou que apenas 9% dos 353 milhões de toneladas de resíduos plásticos do mundo foram reciclados em 2019.

Ainda de acordo com os dados da pesquisa, das 460 milhões de toneladas produzidas em 2019 no mundo, 353 milhões acabaram nos aterros sanitários ou na natureza.

VOCÊ PODE AJUDAR!

O seu papel é fundamental para a redução do uso do plástico ou para seu reaproveitamento. Uma primeira dica é verificar se a produção do que você anda usando em casa é feita com plástico reciclável. Para isso, basta procurar o símbolo da reciclagem nas embalagens. São aquelas setinhas que apontam uma para outra em formato triangular.

A segunda dica é separar o lixo em dois: comum e reciclável. Assim, você garante que os resíduos plásticos sejam encaminhados para uma Central Mecanizada de Triagem ou para uma cooperativa de catadores de lixo reciclável.

Texto produzido em 05/03/2022


Últimas

Notícias

Cooperativas são pilares da inclusão social e da reciclagem no Brasil

Organizações unem desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade ambiental no país

18/04/2024
Notícias

Oito em cada dez pessoas querem proibição de plásticos descartáveis

Pesquisa foi encomendada pela WWF e pelo movimento Plastic Free Foundation

17/04/2024
Notícias

Estudo revela relação entre poluição plástica e aquecimento global

Ciclo vicioso intensifica ambos os problemas afirmam pesquisadores suecos

16/04/2024
Notícias

Campanha Crie esse Hábito avança e inclui catadores de lixo reciclável

Foco é o descarte consciente de embalagens de bebidas não alcoólicas

15/04/2024