Reúse: prolongue o ciclo de vida das embalagens de vidro

17/08/2018

Incentivar a reutilização de embalagens é um ponto de partida importante para iniciar a diminuição do consumo de matérias-primas retiradas da natureza, já que cada vez mais a população vem se preocupando em atuar de maneira consciente na preservação do meio ambiente. A embalagem de vidro se destaca nesse cenário, já que é 100% reciclável e pode retornar inúmeras vezes ao processo produtivo, para a fabricação de novos produtos sem perder suas características e qualidade.

Resistente a mudanças bruscas de temperatura e de fácil higienização, o vidro pode ser útil para diferentes funções (como nossos avós faziam, lembra?), basta ter criatividade. Eles podem ser usados para armazenar grãos, sementes, cereais, balas e doces, temperos, qualquer alimento a granel, ou então para congelar frutas, legumes, caldos, entre outros.

Podem se transformar também em objetos de decoração, como vasos, porta-lápis ou caneta, luminárias e até mesmo para utilidades domésticas: porta-botões e parafusos, por exemplo.  Se mesmo assim você não quiser reutilizar o material é importante saber a forma correta de descartá-lo.  Sempre envolva a embalagem em papéis de espessura grossa ou jornais para que o coletor possa manusear o lixo sem sofrer cortes ou arranhões, caso ele quebre. E não esqueça: descarte no lixo reciclável!

Tags: dicas, vídeos
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados