5 dicas de Upcycling de roupas para festejar o Carnaval - Recicla Sampa
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Compartilhar - WhatsApp Compartilhar - Facebook Compartilhar - Twitter Compartilhar - Linkedin

5 dicas de Upcycling de roupas para festejar o Carnaval

18 de Fevereiro de 2020,11h00

Foto1
Com muita criatividade, dá para reaproveitar o vestuário que temos em casa. Foto: Upcyqueen / Instagram

Upcycling é um termo em inglês que significa transformar roupas e acessórios usados em outras peças. E o Carnaval é uma ótima data para garimpar o armário e dar uma cara nova para itens que estão sem utilização e que podem se transformar em fantasias super diferentes. A estilista, especialista em upcycling de moda, Juliene Darin, dá 5 dicas de como fazer isso:

Foto1
Aquele sutiã velhinho pode virar algo incrível. Foto: Upcyqueen / Instagram

Reforme o sutiã

Pegue um top de ginástica ou um sutiã velho e costure paetês e lantejoulas. Corte franjas coloridas com outros tipos de tecidos, como brocados ou lamês e aplique nas alças, ficará bem divertido.

Foto1
A meia calça que não usamos mais pode virar uma blusa cropped descolada. Foto: Love Aesthetics / Instagram

Cropped de meia calça

Sabe aquela meia calça que está no fundo da gaveta? Dá para transformar em uma blusa cropped descolada. Para fazer isso, dobre a peça ao meio, corte a ponta dos pés (é por onde vai entrar os braços) e depois, corte a parte dos “fundilhos” (por onde a cabeça entrará) e simplesmente: está pronta! “Para ficar mais divertida ainda, faça desenhos nela com canetas próprias para desenhar em tecido”, explica Juliene. Dá até para enfeitar os ombros, costurando flores de plástico de decoração.

Ombreiras em alta

Esses itens estão com tudo nesse carnaval e dá para fazer em casa. Se você tiver blazers muito antigos, dá para retirar as ombreiras dessas roupas e aplicar muitos detalhes para decorar como costurar botões antigos, flores de decoração, tudo o que você tiver em casa. Também é possível acrescentar franjas para ficar mais descolado.

Foto1
O traje que usamos apenas uma vez para ir a casamentos pode virar uma peça única para o Carnaval. Foto: Upcyqueen / Instagram

Aproveite os vestidos de festa

Vestidos de festa ou que usamos para ir a casamentos geralmente ficam esquecidos no fundo do armário. Aproveite esse carnaval para reativar essas peças e não tenha dó de passar a tesoura nelas. Corte a parte de cima para fazer uma blusa no estilo cropped e aproveite a parte de baixo como uma saia. “Como são roupas com muito brilho, elas são ótimas para pular o carnaval”.

Quimono feito com lenço

Para quem tem um lenço colorido (1,5 a 2 metros) dá para transformá-lo em um quimono. É uma peça que é possível até mesmo usar depois do Carnaval, pois ainda está na moda. Há muitos métodos simples para fazê-lo, alguns vídeos de blogueiras “Do It Yourself” ensinam formas fáceis para produzi-lo. 

Texto produzido em 17/02/2020

Ícone - Carta

Receba nosso conteúdo


Últimas

Notícias

Com alta reciclabilidade, cobre é um resíduo valioso

Furto de cabos de semáforos na cidade de SP subiu 47% no primeiro semestre de 2022

03/08/2022
Notícias

Saiba como descartar o lixo de forma correta

É muito fácil separar os diferentes tipos de resíduos e começar a reciclar

02/08/2022
Notícias

Comissão da Câmara debate reciclagem de carros velhos no Brasil

Apenas 1,5% do carros velhos são reciclados no país; na Europa, índice chega a 85%

01/08/2022
Notícias

Maior parte do plástico de delivery não é reciclada, revela estudo

Dados inéditos indicam aumento de 46% de plástico enviado nos pedidos

29/07/2022