Recicla Sampa | Aprenda a reciclar
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Aprenda a reciclar
Compartilhar - WhatsApp Compartilhar - Facebook Compartilhar - Twitter Compartilhar - Linkedin

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMEÇAR A RECICLAR

23 de abril de 2021, 13h00

O Recicla Sampa vai ajudar você, cheio de boa vontade, que só precisa de informação para começar a reciclar.

Vamos dar aquela força para te transformar em um cidadão ambientalmente engajado e responsável pelos resíduos que gera diariamente.

Vem com a gente!

Seta Down

Como reciclar?

veja abaixo o passo a passo


01

separe os resíduos em dois

A primeira coisa que você vai fazer é separar o lixo em dois: comum e reciclável. Portanto, você vai precisar ter duas lixeiras.

Resíduos Comum e Reciclável

Veja alguns exemplos


02

Limpe os materiais recicláveis

O segundo passo é a limpeza dos recicláveis.

A ideia é sempre tentar retirar sobras de comida, de líquidos ou de produtos de limpeza.

Descartar de qualquer jeito pode contaminar outros materiais e inviabilizar a reciclagem.

Atenção! O importante é o material reciclável estar seco!

Mas não se preocupe, vamos dar alguns exemplos de como higienizar de maneira fácil e sustentável. Se liga!


03

compacte os recicláveis

O último passo é compactar os resíduos e diminuir ao máximo seu volume. Assim, você economiza e ganha espaço.

Amasse as latas, tire o ar das garrafas plásticas, desmonte e dobre as embalagens tetrapack e de papel.

Pronto, agora que você aprendeu a descartar corretamente seus resíduos, pesquise aqui o dia e o horário que os caminhões da coleta passam na sua rua.

Caso o caminhão da coleta seletiva não passe por aí, você precisa levar o lixo reciclável até um dos pontos de coleta. São mais de 400 espalhados por São Paulo.

Faça sua parte! Seja responsável pelo lixo que você gera diariamente. Nossa cidade agradece!

como descartar outros tipos de resíduos?

Seta Down

Vidro quebrado e objetos cortantes: saiba como descartar esses itens.Vídeo: Recicla Sampa

Descartar corretamente os objetos perfurocortantes é fundamental para proteger os nossos heróis coletores. Vidros e utensílios metálicos quebrados devem ser devidamente embalados e identificados antes de irem para o lixo reciclável. Agulhas utilizadas em tratamentos de saúde devem ser descartadas separadamente e levadas até uma unidade de saúde.


Para atender uma demanda de 27 mil estabelecimentos, evitar problemas sanitários e ambientais, e estar em conformidade com a legislação, a cidade de São Paulo conta com um amplo e moderno sistema de coleta, transporte e destinação correta dos Resíduos de Serviços de Saúde. Conheça esse importantíssimo trabalho, exemplo de eficiência no Brasil.


Pilhas e baterias não devem ser descartadas nem no lixo comum, nem no reciclável. Descartar pilhas incorretamente pode prejudicar o meio ambiente e a saúde da população. Armazene esses materiais em uma caixa ou uma gaveta e quando acumular procure um dos mais de 500 pontos de coleta espalhados pela cidade de São Paulo.

Filme “O que fazer com pilhas?”.Vídeo: Recicla Sampa,2020.

Medicamentos vencidos são considerados resíduos de saúde e também não podem ser descartados nem no lixo comum, nem no reciclável. Descartar remédios incorretamente pode prejudicar o meio ambiente e a saúde da população. Basta vocêa armazená-los em uma caixa e uma gaveta, sempre longe do alcance das crianças, e levar até a farmácia mais próxima da sua casa.


O óleo mal descartado contamina rios, mares e represas. Segundo a Sabesp, um litro de óleo pode contaminar 20 mil litros de água. Óleo descartado na terra do quintal pode prejudicar os lençóis freáticos. No ralo da cozinha ou no vaso sanitário pode contaminar a água que vai para os sistemas de tratamento. O ideal é esperar o óleo esfriar e armazenar em uma garrafa PET. Depois, basta levar as garrafas em um dos três mil pontos de coleta da capital.

Filme “Reciclagem do óleo de cozinha”.Vídeo: Recicla Sampa,2018.

Roupas e tecidos podem ter três destinos. Você pode doá-los a quem precisa, pode reutilizá-los de forma inteligente e pode encaminhá-los para a reciclagem. Importante lembrar que a indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo e seu impacto no meio ambiente é nocivo. Reaproveitar e reciclar as roupas e os tecidos é extremamente importante e isso vale também para os calçados em geral: chinelos, tênis e sapatos. Em último caso, quando o tecido ou calçado estiver completamente deteriorado ou danificado, faça o descarte no lixo comum.

Filme “Reciclagem de tecidos”.Vídeo: Recicla Sampa,2018.

Nunca descarte lâmpadas nem no lixo comum e nem no reciclável. Descartar lâmpadas incorretamente pode prejudicar o meio ambiente, a saúde da população e causar acidentes com os coletores. Para descartar corretamente, você deve armazená-las com cuidado e levá-las até as lojas especializadas ou grandes supermercados. Os estabelecimentos devem, por lei, coletar as lâmpadas dos consumidores.

Filme “O que fazer com lâmpadas?”.Vídeo: Recicla Sampa,2020.

Televisões, geladeiras, computadores, celulares, ventiladores e eletroeletrônicos em geral contêm muitos itens recicláveis em sua composição, mas não devem ser descartados no lixo reciclável. Para descartá-los corretamente, você tem duas opções. Uma delas é levar até a loja onde comprou o produto. Os estabelecimentos, por lei, devem coletar o “eletrolixo”. A outra opção é encontrar um dos mais de 80 pontos de coleta de eletroeletrônicos da capital paulista.

Filme “Eletro lixo”.Vídeo: Recicla Sampa,2019.

Restos de comida não são recicláveis, mas podem ser reaproveitados em uma composteira. É um processo relativamente simples, que não deixa cheiro ruim no ambiente e pode ser feito tanto em uma casa quanto em um apartamento. O resultado é um material orgânico de excelente qualidade, ideal para ser utilizado como adubo em hortas e vasos.

Filme “Práticas de Compostagem”. Vídeo: Recicla Sampa,2019.

Relacionados


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024