Com a missão de conscientizar o maior número de crianças, adolescentes e adultos sobre a importância de preservar o meio ambiente e incentivar hábitos sustentáveis, o RECICLA SAMPA elaborou um documento especial de apoio à educação ambiental nas escolas com propostas pedagógicas para cada uma das fases de ensino conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O objetivo do material, disponível para download, é subsidiar professores e alunos da rede municipal – e demais escolas públicas e privadas – a aprenderem, contextualizarem e discutirem sobre temas fundamentais como resíduos sólidos e mudanças climáticas decorrentes da atividade humana e seu modo de vida. Vamos juntos salvar o planeta?
A conservação do meio ambiente depende diretamente da conscientização e da mudança de hábito de todos, em todas as fases da vida. Tal mudança, no entanto, só é possível através da educação. Por isso, o RECICLA SAMPA elaborou o documento a seguir com atividades e exercícios para incentivar práticas ambientalmente corretas nas diferentes fases do processo de aprendizagem. Acompanhe
O ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano) é o período em que se priorizam os tempos e os espaços escolares e as propostas pedagógicas que possibilitam o aprendizado da leitura, da escrita e da alfabetização matemática e científica, bem como a ampliação de relações sociais e afetivas nos diferentes espaços vivenciados.
O Ciclo Interdisciplinar (4º ao 6º ano) tem a finalidade de integrar ossaberes básicos constituídos no Ciclo de Alfabetização, possibilitando um diálogo mais estreito entre as diferentes áreas de conhecimento.
Nesse período busca-se expandir e qualificar, através da leitura, da escrita e do conhecimento, assim como das noções de espaço e organização da sociedade com auxílio de diferentes linguagens construídas ao longo do Ensino Fundamental a sua capacidade de análise, argumentação e sistematização de questões sociais, culturais, históricas e ambientais.
No ensino médio o aluno já atingiu um grau de maturidade e autonomia que é possível colocá-lo diante de situações problema onde ele, em conjunto com seus colegas de turma, será estimulado a analisar e buscar soluções através da soma de saberes adquiridos no espaço escolar.