19 de Dezembro de 2020,02h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Já pensou um país inteiro contar apenas com ônibus elétricos? O meio ambiente agradeceria! Esse é o plano da empresa EDP, que acaba de lançar no Ceará o primeiro ônibus totalmente movido a energia solar.
Formado por um conjunto de baterias, o veículo tem autonomia para rodar até 300 quilômetros. Sua recarga é feita por meio de um ponto de apoio elétrico, instalado no estacionamento da Usina Termelétrica Pecém, responsável pelo desenvolvimento do veículo ao lado da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Por enquanto, o veículo está em fase de testes, sendo utilizado para o transporte de funcionários da Usina entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante. A segunda fase consistirá em aplicar filmes fotovoltaicos orgânicos no teto do ônibus, a fim de permitir a geração de energia elétrica a partir da luz do sol, prolongando o tempo das baterias.
“A EDP tem como objetivo de liderar a transição energética no país, e a mobilidade elétrica tem recebido atenção especial da companhia. O ônibus elétrico solar é uma inovação que mostra o potencial dessa solução sustentável para o transporte urbano e rodoviário de massa”, afirmou Cayo Moraes, gestor executivo de operação na EDP no Brasil, ao Razões para Acreditar.
A iniciativa traz benefícios para o transporte urbano e a sustentabilidade nas grandes cidades. Além disso, pode contribuir com a redução dos custos, impactando diretamente a vida do cidadão que necessita diariamente desse tipo de mobilidade.
Fonte: Razões para acreditar
Texto produzido em 02/12/2020
Bloco europeu também estabelece metas para reduzir desperdício de alimentos até 2030
País africano baniu sacolas em 2008 e ampliou a restrição para itens de uso único em 2019
Ação representa um dos frutos mais expressivos da jornada pedagógica vivida pela turma
Vice-presidente anunciou medida durante entrega de caminhões a cooperativas do DF