19 de Dezembro de 2020,02h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Já pensou um país inteiro contar apenas com ônibus elétricos? O meio ambiente agradeceria! Esse é o plano da empresa EDP, que acaba de lançar no Ceará o primeiro ônibus totalmente movido a energia solar.
Formado por um conjunto de baterias, o veículo tem autonomia para rodar até 300 quilômetros. Sua recarga é feita por meio de um ponto de apoio elétrico, instalado no estacionamento da Usina Termelétrica Pecém, responsável pelo desenvolvimento do veículo ao lado da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Por enquanto, o veículo está em fase de testes, sendo utilizado para o transporte de funcionários da Usina entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante. A segunda fase consistirá em aplicar filmes fotovoltaicos orgânicos no teto do ônibus, a fim de permitir a geração de energia elétrica a partir da luz do sol, prolongando o tempo das baterias.
“A EDP tem como objetivo de liderar a transição energética no país, e a mobilidade elétrica tem recebido atenção especial da companhia. O ônibus elétrico solar é uma inovação que mostra o potencial dessa solução sustentável para o transporte urbano e rodoviário de massa”, afirmou Cayo Moraes, gestor executivo de operação na EDP no Brasil, ao Razões para Acreditar.
A iniciativa traz benefícios para o transporte urbano e a sustentabilidade nas grandes cidades. Além disso, pode contribuir com a redução dos custos, impactando diretamente a vida do cidadão que necessita diariamente desse tipo de mobilidade.
Fonte: Razões para acreditar
Texto produzido em 02/12/2020
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França, batizada de Apelo de Nice
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores
Pontos de coleta estão disponíveis em centenas de cidades de todos os estados do Brasil
Iniciativa comprova que integrar esforços gera impactos ambientais e sociais expressivos