Aplicativo que une catadores a empresas e moradores ganha premiação

26/12/2019

Imagem - Iniciativa foi premiada com 50 mil dólares e quantia será aplicada no desenvolvimento de melhorias para uma nova versão do programa. Foto: Bruno Rezende

Iniciativa foi premiada com 50 mil dólares e quantia será aplicada no desenvolvimento de melhorias para uma nova versão do programa. Foto: Bruno Rezende

Estima-se que no Brasil existam 600 mil coletores de materiais recicláveis, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. Além de garantir o sustento de suas famílias, essas pessoas realizam um serviço ambiental fundamental. Foi pensando em conectar esses trabalhadores com empresas e moradores para a realização do descarte de resíduos, que nasceu o aplicativo Cataki. A ferramenta ganhou visibilidade mundial e agora foi a grande vencedora do The Venture 2019, concurso internacional de voto popular que consagra inovações de impacto social.

A premiação ocorreu no dia 9 de maio, no The Next Web Conference 2019, em Amsterdã, Holanda. Competindo com mais 19 startups, o projeto ficou em primeiro lugar na votação aberta e levou para casa 50 mil dólares. A quantia será aplicada no desenvolvimento de melhorias para uma nova versão do programa. Através de seu Instagram, Mundano, idealizador do dispositivo, agradeceu o apoio e comemorou o desfecho da disputa:

“Ainda estou em choque e emocionado com o significado dessa conquista, então reposto as palavras do @jotafractal do @pimpmycarroca: O app dos catadores era o concorrente brasileiro no Chivas Venture, prêmio global de inovação e impacto social. Mais de 3 mil iniciativas do mundo todo se inscreveram e nosso app ficou entre os 20 finalistas. Na categoria voto popular deu Cataki na cabeça! Muito obrigado a todo mundo que votou, divulgou, baixou. Esse prêmio é dos catadores, mas também é de vocês!".

Na publicação, o ativista revelou que a exposição por conta da competição resultou em um aumento significativo no número de usuários.

“Nunca tanta gente tinha falado do Cataki ao mesmo tempo. Resultado: 558 novos catadores foram conectados ao app durante a campanha de divulgação que VOCÊS fizeram. Esses profissionais se juntam a outros 1.500 catadores que todo dia recebem pedidos das 140 mil pessoas que já baixaram o app - antes da campanha, o nº de downloads não tinha chegado nos 95 mil. A quantidade de chamadas subiu 69%. Esse é o legado que fica. Esse é o prêmio.”

Fundada em 2016, a iniciativa, popularmente conhecida como ‘Tinder da Reciclagem’, já conta com cerca de 2 mil profissionais cadastrados. Em fevereiro de 2018, o aplicativo levou o título internacional de Inovação Digital da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Para saber mais clique aqui.

Fontes: Conexão Planeta, Pequenas Empresas Grandes Negócios

Texto produzido em 12/09/2019

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados