10 de Maio de 2018,17h15
Veja outros artigos relacionados a seguir
Falar em CD em tempos em que os dados e arquivos já ganharam diversas outras formas de armazenamento parece antigo, mas o fato é que o Compact Disc ainda ocupa lugar em vários lares brasileiros e, muitas vezes, em grande quantidade. Com os DVDs não é diferente. Por isso, conhecer as maneiras corretas de descarte desses materiais é fundamental.
A reutilização do CD e DVD, além de resultar em diversos tipos de arte, ainda ajuda o meio ambiente, já que, por liberar metais, a decomposição desses materiais em aterros e lixões pode contaminar o solo e o lençol freático.
Esses objetos levam cerca de 450 anos para se degradarem na natureza e precisam ser desmagnetizados, pois são compostos por diversos componentes, como policarbonato (um tipo de plástico), alumínio, prata e ouro, que precisam ser reciclados separadamente.
Além disso, o policarbonato não é fácil de ser reciclado e são necessárias máquinas especiais para a tarefa. Por isso, é importante que esses materiais sejam reaproveitados e tenham sua utilização e descarte repensados.
Os DVDs possuem basicamente a mesma estrutura dos CDs, mas, geralmente, contam com uma camada a mais. O CD possui quatro camadas, sendo que 99% de toda a sua espessura é composta de policarbonato. O que resta é divido em outras três camadas: uma refletiva, uma de proteção e, finalmente, a etiqueta que decora o disco.
Já o DVD conta com uma camada de policarbonato e, sobre ela, fica uma camada especialmente para a gravação dos dados. Por baixo dela, há uma camada metálica refletora e, abaixo desta, outra camada de policarbonato. Ufa! Com a etiqueta decorativa, totalizam-se as cinco camadas.
Em resumo: os DVDs são tão prejudiciais e poluentes ao planeta quanto os CDs. Também demoram cerca de 450 anos para se decompor, por isso não devem ser deixados em aterros sanitários e lixões e devem ser reutilizados sempre que possível.
É bem provável que você se surpreenda com a quantidade de coisas incríveis que podem ser feitas com CDs e DVDs em desuso. Um escultor e ilustrador australiano chamado Sean Avery quebra esses materiais em pequenos pedaços e cria esculturas impressionantes em forma de animais.
“Eu uso tesoura de cozinha para cortar as formas que eu preciso dos CDs e arrumo cada fragmento por cor e tamanho. Em seguida, colo esses fragmentos com cola quente, um a um, em uma moldura de malha de arame (que eu faço à mão) para criar um padrão natural de pelos/penas. Minhas esculturas geralmente levam uma semana para fazer, talvez mais, dependendo do quão motivado eu estou”, contou ele em seu site.
Agora, que tal aprender a fazer um item decorativo e útil para a sua casa reciclando CDs ou DVDs antigos?
1 – Imprima (ou peça o serviço em uma gráfica, para maior qualidade) as imagens que deseja e recorte-as em quadrados do tamanho do CD (geralmente, 12 cm). Você pode fazer com uma variedade de temas. Basta colocar a criatividade para trabalhar!
2 – No material que servirá de base (EVA, cortiça ou feltro), faça com um lápis o molde do CD, e, sem seguida, recorte.
3 – Pingue algumas gotas de cola quente no CD e cole a imagem que recortou no passo 1. Lembre-se de colar a imagem do lado prateado do CD, para evitar que a etiqueta decorativa dele interfira no resultado final.
4 – Recorte um pedaço do papel contact (de um tamanho um pouco maior do que o CD) e aplique sobre a imagem. Vire as sobras para dentro, de modo a proteger a imagem.
5 – Por fim, cole a base do outro lado do CD e dê o acabamento final com a tesoura, cortando os restos de tecido.
Prontinho! O resultado final:
Ideia retirada deste post.
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França, batizada de Apelo de Nice
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores
Pontos de coleta estão disponíveis em centenas de cidades de todos os estados do Brasil
Iniciativa comprova que integrar esforços gera impactos ambientais e sociais expressivos