Recicla Sampa - Aprenda a reaproveitar CDs e DVDs
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Aprenda a reaproveitar CDs e DVDs

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
CDs espalhados. Foto: Libor PíÅ¡ka/shutterstock.com

Falar em CD em tempos em que os dados e arquivos já ganharam diversas outras formas de armazenamento parece antigo, mas o fato é que o Compact Disc ainda ocupa lugar em vários lares brasileiros e, muitas vezes, em grande quantidade. Com os DVDs não é diferente. Por isso, conhecer as maneiras corretas de descarte desses materiais é fundamental.

A reutilização do CD e DVD, além de resultar em diversos tipos de arte, ainda ajuda o meio ambiente, já que, por liberar metais, a decomposição desses materiais em aterros e lixões pode contaminar o solo e o lençol freático.

CDs

Esses objetos levam cerca de 450 anos para se degradarem na natureza e precisam ser desmagnetizados, pois são compostos por diversos componentes, como policarbonato (um tipo de plástico), alumínio, prata e ouro, que precisam ser reciclados separadamente.

Além disso, o policarbonato não é fácil de ser reciclado e são necessárias máquinas especiais para a tarefa. Por isso, é importante que esses materiais sejam reaproveitados e tenham sua utilização e descarte repensados.

E os DVDs?

Os DVDs possuem basicamente a mesma estrutura dos CDs, mas, geralmente, contam com uma camada a mais. O CD possui quatro camadas, sendo que 99% de toda a sua espessura é composta de policarbonato. O que resta é divido em outras três camadas: uma refletiva, uma de proteção e, finalmente, a etiqueta que decora o disco.

Já o DVD conta com uma camada de policarbonato e, sobre ela, fica uma camada especialmente para a gravação dos dados. Por baixo dela, há uma camada metálica refletora e, abaixo desta, outra camada de policarbonato. Ufa! Com a etiqueta decorativa, totalizam-se as cinco camadas.

Em resumo: os DVDs são tão prejudiciais e poluentes ao planeta quanto os CDs. Também demoram cerca de 450 anos para se decompor, por isso não devem ser deixados em aterros sanitários e lixões e devem ser reutilizados sempre que possível.

Fazendo arte

É bem provável que você se surpreenda com a quantidade de coisas incríveis que podem ser feitas com CDs e DVDs em desuso. Um escultor e ilustrador australiano chamado Sean Avery quebra esses materiais em pequenos pedaços e cria esculturas impressionantes em forma de animais.

“Eu uso tesoura de cozinha para cortar as formas que eu preciso dos CDs e arrumo cada fragmento por cor e tamanho. Em seguida, colo esses fragmentos com cola quente, um a um, em uma moldura de malha de arame (que eu faço à mão) para criar um padrão natural de pelos/penas. Minhas esculturas geralmente levam uma semana para fazer, talvez mais, dependendo do quão motivado eu estou”, contou ele em seu site.

 

Ideia de artesanato com CD

Agora, que tal aprender a fazer um item decorativo e útil para a sua casa reciclando CDs ou DVDs antigos?


Porta-Copos


Passo a passo

1 – Imprima (ou peça o serviço em uma gráfica, para maior qualidade) as imagens que deseja e recorte-as em quadrados do tamanho do CD (geralmente, 12 cm). Você pode fazer com uma variedade de temas. Basta colocar a criatividade para trabalhar!

2 – No material que servirá de base (EVA, cortiça ou feltro), faça com um lápis o molde do CD, e, sem seguida, recorte.

3 – Pingue algumas gotas de cola quente no CD e cole a imagem que recortou no passo 1. Lembre-se de colar a imagem do lado prateado do CD, para evitar que a etiqueta decorativa dele interfira no resultado final.

4 – Recorte um pedaço do papel contact (de um tamanho um pouco maior do que o CD) e aplique sobre a imagem. Vire as sobras para dentro, de modo a proteger a imagem.

5 – Por fim, cole a base do outro lado do CD e dê o acabamento final com a tesoura, cortando os restos de tecido.

Prontinho! O resultado final:

Ideia retirada deste post.


Últimas

Notícias

Brasil pode alcançar 95% de energia renovável até 2026

Pesquisa coloca país na vanguarda mundial da transição energética

04/03/2024
Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024