24 de Setembro de 2018,00h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O município de Zwolle, na Holanda, já ganhou o título de cidade mais verde daquele país. Isso porque a população e governantes têm como meta permanente a preservação ambiental. A última ação feita pela cidade em prol do meio ambiente foi a inauguração de uma ciclovia construída a partir de plástico reciclado recebido de diversos países.
Por enquanto, a iniciativa está em fase de testes, com um trecho de 30 metros que integra uma ciclovia maior. Mas o objetivo é que, em breve, o material seja utilizado em toda a pista. Os produtos usados para a composição desse trecho serão garrafas, copos, sacolas, embalagens e até mesmo móveis que teriam o lixo como destino final.
A ciclovia foi batizada de PlasticRoad e tem previsão de estreia em novembro. De acordo com os engenheiros envolvidos no projeto, a pista tem tecnologia de drenagem capaz de evitar inundações e escorregamentos, além de levar 70% menos tempo para ser instalada. Além disso, o material é até três vezes mais durável do que o concreto tradicional e tem um custo de construção 50% menor.
Fonte: Hypeness
Avanço é resultado de políticas públicas, educação ambiental e mudança de comportamento
Apenas 22% dos resíduos tecnológicos têm destinação ambientalmente adequada, informa ONU
Grande maioria é embalada em BOPP, material de difícil reciclagem no Brasil
Queimar resíduos têxteis apenas transforma um problema visível em um invisível