20 de Abril de 2023,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Localizado na zona leste da capital, o Colégio Agostiniano Mendel é a primeira escola particular de São Paulo a assumir o Compromisso Lixo Zero.
O termo foi assinado em junho do ano passado e formalizou o comprometimento da instituição com as metas do Lixo Zero Brasil, nosso representante na Zero Waste International Alliance (ZWIA).
De acordo com a equipe do Agostiniano, os principais objetivos da iniciativa são repensar hábitos de consumo e promover mudanças de comportamento individuais e coletivos.
“Tínhamos duas metas. A primeira era reduzir em 50% o volume de resíduos enviados para os aterros, meta essa que acabamos de alcançar”, comemora Luciana Barão, professora e coordenadora do projeto.
“Em menos de um ano, conquistamos o Selo Rumo ao Lixo Zero, com uma taxa de desvio de aterro sanitário de 52,7%. A segunda meta é aumentar, até 2024, essa taxa para 90%. Continuaremos com novas ações e pretendemos servir de inspiração para outras instituições”, completa a educadora.
O Compromisso com o Lixo Zero é uma opção para as empresas ou eventos que iniciaram sua caminhada rumo à Certificação Lixo Zero.
Ele representa um comprometimento da organização com a sociedade e estabelece metas e prazos até o certificado final.
Já a Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta de no mínimo 90% de resíduos corretamente gerenciados e destinados.
Ela tem validade de um ano e é necessário passar por uma auditoria para obtê-la.
De acordo com a Zero Waste International Alliance (ZWIA), o conceito do termo pode ser resumido da seguinte forma: conservar os recursos naturais do planeta por meio de processos ambientalmente responsáveis de produção, consumo e reutilização de produtos e embalagens.
Seu objetivo é um criar um sistema econômico livre de resíduos enviados para aterros, máquinas de incineração, florestas e oceanos. Na essência, o movimento busca alterar a cultura do “comprar, usar e descartar”.
No lugar, promove uma abordagem mais circular e menos linear da forma como consumimos atualmente. Seus princípios são orientados pela responsabilidade compartilhada por fabricantes, governos e população.
Na verdade, o Lixo Zero busca investigar e alterar todo o ciclo de vida de um produto ou material, destacando ineficiências, práticas de produção e de consumo insustentáveis. É uma ideia que pretende minimizar ou até extinguir o desperdício, desde a produção até o consumo final.
Sua meta é fechar o ciclo proposto pela economia circular e redefinir todo o conceito de resíduo, garantindo que os recursos permaneçam em uso pelo maior tempo possível antes de serem devolvidos à terra, de preferência com pouco ou nenhum impacto ambiental no momento do descarte.
Cooperativas relatam dificuldade em vender material e pontos de coleta foram desativados
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia