01 de Agosto de 2022,16h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (3) uma audiência pública para discutir a reciclagem de carros velhos no Brasil.
De acordo com o deputado Carlos Gomes (Republicamos), idealizador do debate, atualmente os veículos que não têm mais condições de trafegar pelas ruas acabam quase sempre nos aterros sanitários.
E além de contaminar o solo, com prejuízos inestimáveis para o meio ambiente, ainda fomentam um mercado ilegal de peças usadas no país.
Na opinião do parlamentar, que ecoa a opinião do movimento ambiental mundial, a reciclagem de carros velhos seria a melhor alternativa aos veículos que chegaram ao fim da vida útil.
"Na Europa, 85% dos veículos passam pelo processo de reciclagem. No Brasil, o índica é de apenas 1,5%”, revela o deputado.
Gomes destaca ainda que um carro comum pode ter até 85% de suas peças reaproveitadas.
“E as partes plásticas e metálicas também podem ser recicladas, o que faz com que apenas 5% do automóvel seja, de fato, descartado", explica Gomes.
O encontro conta com a presença de representantes do governo federal, de sindicatos e associações do setor e será transmitido ao vivo a partir das 8:30h pelo portal e-Democracia.
Materiais têm reciclabilidade e podem ser descartados na coleta seletiva em SP
Iniciativa é uma forma de reconhecer o trabalho diário da Fepacoore e Rede Sul
Iniciativa aposta na educação ambiental e já retirou 20 toneladas de resíduos da Almada
Aparelho é lixo eletrônico e não deve ser colocado no saco de recicláveis comuns