01 de Agosto de 2022,16h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (3) uma audiência pública para discutir a reciclagem de carros velhos no Brasil.
De acordo com o deputado Carlos Gomes (Republicamos), idealizador do debate, atualmente os veículos que não têm mais condições de trafegar pelas ruas acabam quase sempre nos aterros sanitários.
E além de contaminar o solo, com prejuízos inestimáveis para o meio ambiente, ainda fomentam um mercado ilegal de peças usadas no país.
Na opinião do parlamentar, que ecoa a opinião do movimento ambiental mundial, a reciclagem de carros velhos seria a melhor alternativa aos veículos que chegaram ao fim da vida útil.
"Na Europa, 85% dos veículos passam pelo processo de reciclagem. No Brasil, o índica é de apenas 1,5%”, revela o deputado.
Gomes destaca ainda que um carro comum pode ter até 85% de suas peças reaproveitadas.
“E as partes plásticas e metálicas também podem ser recicladas, o que faz com que apenas 5% do automóvel seja, de fato, descartado", explica Gomes.
O encontro conta com a presença de representantes do governo federal, de sindicatos e associações do setor e será transmitido ao vivo a partir das 8:30h pelo portal e-Democracia.
Projeto oferece reembolso automático e promete zerar uso de descartáveis ainda neste ano
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas
Organização aproveita férias de julho para convocar participação da garotada
Mutirão em São Mateus distribuiu EPIs, ofereceu atendimentos e acolheu trabalhadores