Como criar objetos incríveis com lixo reciclável

12/05/2022

Imagem - Elaboramos uma lista com dez ideias para você reaproveitar os resíduos recicláveis. Foto: Ronny 80 / shutterstock.com

Elaboramos uma lista com dez ideias para você reaproveitar os resíduos recicláveis. Foto: Ronny 80 / shutterstock.com

A reutilização de resíduos que normalmente seriam descartados é uma excelente e criativa maneira de ajudar a diminuir a exploração de uma nova matéria prima para a produção de um outro produto.

Não é tão difícil quanto parece e o resultado pode ser um lindo objeto de decoração ou um prático utensílio para facilitar o seu dia a dia. Tudo isso sem gastar muito dinheiro e com o diferencial de estar contribuindo para o meio ambiente.

Agora que você já sabe os benefícios de reaproveitar, separamos dez opções para servir de inspiração. Se liga!

1 - Horta vertical

Você sabia que é possível transformar uma garrafa PET comum em um vaso para uma horta ou jardim vertical? Pois, sim, é possível. Basta fazer um corte na lateral, prender com um barbante e pendurar na parede com um prego.

Você ainda pode complementar a decoração do espaço com um pallet de madeira. Clique aqui e confira exemplos bem legais.

Imagem - Foto: Nattapol_Sritongcom / shutterstock.com

Foto: Nattapol_Sritongcom / shutterstock.com

2 -  Abajur

Garrafas de vidro podem ser transformadas em um corpo para um abajur. A artesã Nana Duarte ensina no seu canal do Youtube como é o processo.

Basicamente, você precisa fazer um pequeno furo atrás e passar o fio do kit abajur, que você compra separadamente com o interruptor e o soquete, fazer a instalação e colar no gargalo da garrafa.

Como complemento, você pode ainda confeccionar a cúpula com papel, restos de tecido e arame. No canal do Mesa Pronta dá para conferir o tutorial completo.

3 - Sementeiras

Caixas de ovos podem virar sementeiras para plantas mais delicadas. Como ela já vem com divisões, ajuda na organização das sementes e você pode ainda anotar o nome da planta na frente de cada divisória.

Imagem - Foto: Natallia Boroda / shutterstock.com

Foto: Natallia Boroda / shutterstock.com

4 - Baleiros

Garrafas PET podem ser convertidas em baleiros para festas. Basicamente você precisa cortar do rótulo para cima até próximo do gargalo e colar com a parte superior de uma garrafa menor para fazer um apoio para o objeto ficar de pé. O tutorial completo e detalhado você encontra no canal da DIY com VIVI.

5 - Cama para PET

Basta uma almofada e uma blusa de moletom velha para você confeccionar uma caminha super confortável para o seu PET.

Faça uma costura na gola e na altura das mangas. Depois, coloque a almofada, um enchimento nas mangas e costure tudo para fechar. O tutorial completo você encontra no canal da Tudo sobre Cachorros.

Imagem - Foto: Maria Sidelnikova / shutterstock.com

Foto: Maria Sidelnikova / shutterstock.com

6 - Vaso

Uma boa maneira de reaproveitar o lixo orgânico é usar as cascas de coco como vasos naturais. Basta apenas fazer um buraco na parte de cima e colocar terra. Elas são perfeitas, por exemplo, para você organizar sua sementeira nas caixas, como ensinamos acima.

Imagem - Foto: Fotinia / shutterstock.com

Foto: Fotinia / shutterstock.com

7 - Porta Retrato

Potes de vidro podem ser transformados em lindos e únicos porta-retratos. Basta colocar uma foto revelada dentro do recipiente de cabeça para baixo para a parte inferior.

8 - Organizadores

Potes de sorvete, manteiga ou margarina podem virar organizadores muito úteis para a sua casa. De acordo com o tutorial da Nina Braz, basta cortar as embalagens e cobrir com um pedaço de retalho ou com uma roupa velha que você tiver em casa.

9 - Comedouros para aves

Com uma garrafa PET você pode fazer um comedouro para os pássaros se alimentarem. Corte um buraco médio na lateral e um furo de cada lado abaixo do buraco que você fez anteriormente. Coloque um galho por entre esses furos. Para prender o comedouro, é só fazer um furo na tampa e colocar uma fita para poder pendurar a garrafa PET.

Imagem - Foto: Kristine Rad / shutterstock.com

Foto: Kristine Rad / shutterstock.com

10 - Organizador de brinquedos

Rolos de papel toalha ou de papel higiênico podem virar organizadores de brinquedos. Cole quantos quiser e decore-os. O resultado será uma mini-estante que serve para decorar e expor os brinquedos.

Imagem - Foto: Elena Chevalier / shutterstock.com

Foto: Elena Chevalier / shutterstock.com

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados