Conheça seis cosméticos sustentáveis disponíveis no Brasil

26/07/2021

Imagem - Xampu em barra. Foto: Bogdan Sonjachnyj / Shutterstock

Xampu em barra. Foto: Bogdan Sonjachnyj / Shutterstock

O setor de cosméticos no Brasil é um dos mais aquecidos do mundo. Segundo dados da Euromonitor, o país possui o quarto maior mercado consumidor do planeta, ficando atrás apenas do Japão, da China e dos EUA.

E a cada dia, essa gigante indústria da beleza gera um nocivo impacto ambiental. Afinal, são mais de dez mil substâncias químicas, conhecidas como POPs (Poluentes Orgânicos Persistentes), presentes nos seus processos de produção. 

O plástico, por exemplo, um dos maiores vilões ambientais, é amplamente utilizado, desde as embalagens dos produtos, passando pelas hastes plásticas dos cotonetes, até as microesferas (polietileno e polipropileno) dos esfoliantes corporais e faciais.

Feito de microplástico e alumínio, o glitter tradicional  é outro exemplo e sua composição também pode causar danos ao meio ambiente, assim como os lenços umedecidos e o algodão para remover maquiagem.

Por isso, nos últimos anos, atrás de alternativas ambientalmente responsáveis, muitos biocosméticos foram pensados e desenvolvidos por grandes e pequenas empresas, que buscam atender a crescente demanda do consumidor moderno por um estilo de vida mais sustentável.

Confira abaixo seis exemplos e repense seus hábitos de consumo!

Imagem - EcoPads da Agora Sou Eco. Foto: Divulgação

EcoPads da Agora Sou Eco. Foto: Divulgação

Xampu e condicionar em barra

As barras de xampu e condicionador ecologicamente responsáveis economizam água, geram 25% menos carbono e dispensam o uso do plástico nas embalagens. No Brasil, você encontra esses produtos nos sites da B.O.B (Bars over Bottles), da Be Plus Natural Care e da Lola Cosmetics.

Eco Pads

Os eco pads são discos reutilizáveis, fabricados com técnicas de crochê. Eles reduzem a quantidade de algodão produzido e descartado no meio ambiente. No Brasil, você encontra esses produtos nos sites da Ares de Mato e da Agora Sou Eco.

Glitter biodegradável

A versão biodegradável busca matérias-primas naturais, como celulose, extratos minerais e vegetais. No Brasil, você encontra esses produtos nos sites da Pura Bioglitter, Purpurine e Glitra.

Hastes flexíveis

A haste flexível de papel é uma alternativa mais sustentável por ser biodegradável. Essa opção evita o corte de novas árvores e o gasto com água e energia. Além disso, a versão em papel decompõe-se mais rápido na natureza.

Os cotonetes biodegradáveis já são bem populares e podem ser encontrados em alguns supermercados e farmácias. A Ever Care, Nous e Topz são algumas das empresas que comercializam esse tipo de produto no Brasil.

Maquiagens multifuncionais

A nova tendência do momento é de maquiagens que podem ser utilizadas de diferentes formas e em partes do rosto. A Care Natural Beauty é uma marca com uma proposta de clean beauty, ou seja, orgânica, sustentável e livre de crueldade animal. Outros bons exemplos no Brasil são a Simple Organic e a Vizzela.

Esfoliantes sem plástico

Uma alternativa mais natural para a esfoliação corporal e facial é a utilização de esfoliantes com microesferas de bambu, arroz, sal, açúcar e outros ingredientes naturais. A Sallve, a Natura e a The Body Shop possuem esfoliantes livres de plásticos disponíveis no mercado nacional.

Texto produzido em 26/07/2021

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados