05 de Dezembro de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Referência na cidade de São Paulo e no Brasil, a Cooperativa Crescer instalou um novo sistema elevado de triagem.
A implantação é resultado do Edital de Chamamento Público nº 2 da FUNASA destinado à implementação de projetos de coleta e reciclagem de materiais para cooperativas de catadores.
De acordo com Jair do Amaral, presidente da cooperativa, o equipamento fortalece a operação ao elevar a eficiência no processamento dos recicláveis, diminuir riscos ergonômicos para os cooperados e ampliar o valor gerado a partir dos resíduos coletados.
Ainda segundo Jair, a iniciativa representa um avanço direto na estrutura da organização, com impacto positivo na renda dos trabalhadores e na promoção de um ambiente urbano mais justo e sustentável.
Fundada com o propósito de garantir trabalho digno aos catadores e ampliar a reciclagem na cidade, a Crescer atua na organização comunitária com foco no impacto socioambiental.
Ao longo dos anos, consolidou parcerias estratégicas, investiu em qualificação e ampliou sua capacidade operacional.
Hoje, reforça sua importância no território ao somar inclusão produtiva, gestão eficiente e compromisso ambiental, contribuindo para o fortalecimento da economia circular e para a redução dos impactos do descarte inadequado em São Paulo e no Brasil.
Infraestrutura amplia eficiência na coleta, impulsiona ganhos ambientais e sociais
Especialista aponta desperdício e defende avanço urgente da economia circular
Representantes de catadores defendem avanços por políticas públicas em Brasília
Novo órgão público vai rastrear e auditar toda cadeia da reciclagem no país