É possível viver sem plástico?

13/08/2018

Você já parou para pensar como seria sua vida sem plástico? Pratos, talheres, copos de plástico e canudos fazem parte da nossa rotina. São utilizados em bares, restaurantes, festas de aniversário e até no churrasquinho de domingo com a família e amigos. O problema é que, além de serem descartados de maneira errada, os materiais são geralmente utilizados uma única vez e promovem impactos negativos ao meio ambiente.

Mas o que fazer para diminuir o consumo do plástico? A mudança é gradual, mas com pequenas substituições na rotina é possível fazer uma grande diferença para o meio ambiente.

Chegou a hora de recusarmos esse tipo de material. Não aceite pratos, talheres e copos de plástico. Eles são ruins de usar e demoram centenas de anos para se decompor. Prefira sempre talheres de inox ou bambu. Você pode comprar um kit e deixar na bolsa ou na mochila quando for comer fora de casa, por exemplo. Os copos de plástico podem ser substituídos pelos de vidro ou pelos dobráveis, que podem ser transportados com facilidade e não ocupa espaço.

O canudo plástico é outro exemplo. Hoje já há soluções interessantes, com materiais em vidro e até canudos biodegradáveis.

Não esqueça de estender esse hábito para o ambiente de trabalho. Levar uma xícara de vidro ou uma caneca para utilizar na hora do cafezinho é muito importante. Isso evita o uso de várias unidades de copos plásticos durante o expediente.

Repense seus hábitos. A natureza e o futuro agradecem!

Tags: dicas, vídeos
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados