Recicla Sampa - É possível viver sem plástico?
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

É possível viver sem plástico?

Veja outros artigos relacionados a seguir

Você já parou para pensar como seria sua vida sem plástico? Pratos, talheres, copos de plástico e canudos fazem parte da nossa rotina. São utilizados em bares, restaurantes, festas de aniversário e até no churrasquinho de domingo com a família e amigos. O problema é que, além de serem descartados de maneira errada, os materiais são geralmente utilizados uma única vez e promovem impactos negativos ao meio ambiente.

Mas o que fazer para diminuir o consumo do plástico? A mudança é gradual, mas com pequenas substituições na rotina é possível fazer uma grande diferença para o meio ambiente.

Chegou a hora de recusarmos esse tipo de material. Não aceite pratos, talheres e copos de plástico. Eles são ruins de usar e demoram centenas de anos para se decompor. Prefira sempre talheres de inox ou bambu. Você pode comprar um kit e deixar na bolsa ou na mochila quando for comer fora de casa, por exemplo. Os copos de plástico podem ser substituídos pelos de vidro ou pelos dobráveis, que podem ser transportados com facilidade e não ocupa espaço.

O canudo plástico é outro exemplo. Hoje já há soluções interessantes, com materiais em vidro e até canudos biodegradáveis.

Não esqueça de estender esse hábito para o ambiente de trabalho. Levar uma xícara de vidro ou uma caneca para utilizar na hora do cafezinho é muito importante. Isso evita o uso de várias unidades de copos plásticos durante o expediente.

Repense seus hábitos. A natureza e o futuro agradecem!


Últimas

Notícias

Plataforma inclusiva busca impulsionar reciclagem no Brasil

Reciclar pelo Brasil atua com foco na regularização e profissionalização de cooperativas

28/05/2024
Notícias

Catadores se mobilizam pela reciclagem de papel no Brasil

Representantes da indústria e do governo federal receberam entidades do setor em Brasília

27/05/2024
Notícias

Coopercaps e colégio Portinari promovem coleta de lixo eletrônico

Urnas serão instaladas na próxima quarta-feira na instituição de ensino da zona sul

24/05/2024
Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024