Empresa americana cria chinelos feitos com cana de açúcar

27/07/2020

Imagem - As tiras do item são fabricadas com base em uma mistura de poliéster reutilizado, cana e espuma feitas com óleo de mamona. Foto: All Birds

As tiras do item são fabricadas com base em uma mistura de poliéster reutilizado, cana e espuma feitas com óleo de mamona. Foto: All Birds

Várias instituições da indústria da moda, a segunda mais poluidora do meio ambiente (perdendo apenas para a indústria petrolífera), têm buscado alternativas para amenizar os impactos causados no meio ambiente. Nessa pegada, a startup Allbirds, de São Francisco, na Califórnia (EUA), desenvolveu chinelos de dedo produzidos a partir de cana de açúcar.

O calçado, que ganhou o nome de Sugar Zeffers, é confeccionado com o chamado SweetFoam. Este material nada mais é que um EVA ecologicamente correto, que em sua composição utiliza cana de açúcar ao invés de petróleo. A cana, por sua vez, é tratada pela companhia Braskem, e é colhida diretamente no sul do Brasil. Ela é cultivada com água da chuva e o mínimo uso de fertilizantes.

As tiras do item são fabricadas com base em uma mistura de poliéster reutilizado, cana e espuma feitas com óleo de mamona, e podem ser trocadas e adquiridas separadamente. Já a embalagem do produto é feita em papelão 90% reciclado. Para que todo o projeto se tornasse realidade, foram necessários dois anos de pesquisa por parte da empresa.

Recentemente, o ator Leonardo DiCaprio se tornou um dos investidores da marca, que ganhou popularidade por seus sapatos sustentáveis feitos de polpa de eucalipto. Segundo o portal Catraca Livre, a composição do SweetFoam será disponibilizada no sistema open-source, ou seja, em código aberto, para que qualquer interessado também possa utilizar o material. Já o chinelo de dedo está à venda no site da Allbirds e custa 35 dólares, cerca de 130 reais.

Fontes: Catraca Livre, Estado de Minas, Animimoda

Texto produzido em 10/01/2020

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados