Escola no Tatuapé é construída com lixo reciclável

11/05/2022

Imagem -  Edifício foi erguido em madeira de reflorestamento e revestido com plástico reciclado. Foto: Divulgação / mangalo.org.br

Edifício foi erguido em madeira de reflorestamento e revestido com plástico reciclado. Foto: Divulgação / mangalo.org.br

A segunda unidade da Mangalô Montessori School na capital paulista acaba de ser inaugurada no bairro do Tatuapé, zona leste da cidade, e foi erguida praticamente inteira com lixo reciclável.

Construída com base no método Wood Frame, a nova unidade da ONG está estruturada em madeira de reflorestamento e usou 2,5 milhões de embalagens plásticas e de alumínio recicladas em seus revestimentos.

Em uma comparação com a construção civil tradicional, a iniciativa gerou 95% menos resíduos sólidos, economizou muita água, além de ter emitido 90% menos CO2 na atmosfera.

De quebra, uma construção nesse formato pode ser até 70% mais rápida e reduzir entre 30 % e 70% o custo final da obra em comparação com as convencionais de alvenaria.

O projeto sustentável é da EcoLar, construtora responsável pelos sistemas ecológicos da Mangalô Montessori School, instituição inovadora, bilíngue e com mensalidades acessíveis.

Fundador da ONG Mangalô, Fernando Teles acredita que se o método for espalhado pelo Brasil, ele pode reduzir drasticamente o déficit habitacional.

"Estamos presos à alvenaria que é extremamente poluente, cara e com execução dificultosa", opina Teles.

Sistema Wood Frame

O Wood Frame é um sistema construtivo que utiliza madeira de reflorestamento para criar obras rápidas e sustentáveis.

O termo tem origem no inglês e a tradução direta significa algo como “estrutura de madeira”.

Muito comum em algumas regiões da Europa, dos EUA e do Canadá, mas relativamente novo no Brasil, sua presença já foi considerada pela ABNT.

Suas principais vantagens em comparação com os sistemas tradicionais são o impacto ambiental, o tempo de obra e o preço final reduzidos.

Texto produzido em 11/5/2022

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados