Recicla Sampa - Facebook lança chatbot com dicas de reciclagem
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Facebook lança chatbot com dicas de reciclagem

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Facebook Recicla Sampa. Foto: LightFieldStudios / Envato

Em homenagem ao Dia Internacional da Reciclagem, comemorado em 17 de maio, o Facebook anunciou o lançamento de um novo projeto vinculado à sustentabilidade em seu aplicativo de mensagens, o Messenger.

A iniciativa integra o programa Communities for Recycling e fornecerá aos cidadãos de Atlanta, Geórgia, Fort Worth e Texas conteúdo informativo e educativo sobre a reciclagem, especificamente vinculado à realidade de cada estado, através de um chatbot (robô) de atendimento automatizado. 

A ação conta com apoio da The Recycling Partnership, ONG líder em projetos de reciclagem nos Estados Unidos, de gigantes como CPG e PepsiCo, e busca melhorar o índice de reciclagem no país, atualmente na casa dos 32%, segundo relatório do The State of Curbside Recycling.

Ainda de acordo com o relatório, cerca de 20 milhões de toneladas de lixo reciclável são incorretamente encaminhadas aos aterros todos os anos e um dos motivos é a falta de informação sobre as políticas e procedimentos de reciclagem em cada região.

Segundo o Facebook, ainda não existe um programa nacional e um padrão único para a reciclagem nos EUA. Por isso, é necessário adaptar as informações do chatbot para atender aos modelos e procedimentos específicos de cada estado.

A Big Tech informa que já prepara um banco de dados de milhares de municípios que em breve vai identificar as especificidades e apresentar cada detalhe para ajudar os cidadãos a reciclarem corretamente seu lixo.

“Agora, as pessoas podem usar essa nova ferramenta para descobrir como reciclar garrafas de plástico, papelão e metal, além de itens menos óbvios como copos de iogurte, caixas de pizza e caixas de ovos. Basta digitar qualquer item no bot do Messenger para obter orientações de reciclagem específicas para cada local’, explica em nota a Big Tech.

Neste primeiro momento, a experiência está disponível exclusivamente para os residentes em Atlanta, Geórgia, Fort Worth e Texas, mas você já pode bater um papo com o robô e verificar seu “QI de Reciclagem”, independente de onde mora.

Texto produzido em 08/04/2021


Últimas

Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024
Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024