10 de Setembro de 2024,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Localizada na região central da capital paulista, a Feira Jardim Secreto recebe neste fim de semana (14 e 15/9) a ação Setembro de Segunda Mão, organizada pela equipe local do Fashion Revolution, movimento global de ativistas da moda.
Com atividades gratuitas e abertas ao público, a programação inclui um bazar de troca de roupas, uma oficina de customização e rodas de conversa.
O tema do evento, "Trocar e Consertar são Atos Revolucionários", destaca a importância da moda circular e do consumo consciente para a construção de um futuro sustentável.
Afinal, de acordo com um parecer da ONU, a indústria têxtil responde por pelo menos 8% das emissões de gases do efeito estufa, atrás apenas das indústrias de petróleo e gás.
Para se ter uma ideia, um levantamento capitaneado pela fundação Ellen MacArthur, em parceria com a New Textiles Economy, indica que um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo.
Representante do Fashion Revolution em São Paulo, Marcela Pankowski afirma que para mudar essa realidade é necessário questionar o consumo desenfreado e repensar a forma como nos relacionamos com as nossas roupas.
“Cada peça trocada ou customizada é um passo em direção a um mercado cada vez mais responsável e justo para todos. E essas ações estimulam uma nova mentalidade em toda a indústria”, opina a ativista.
Programação
Sábado e domingo (14 e 15/9)
Bazar de trocas
Separe até 15 peças de vestuário, limpas e em bom estado, e renove seu guarda-roupa por meio do sistema de troca simbólica. As peças serão avaliadas e o participante receberá moedas para trocar por outros itens expostos ou doar, caso não haja interesse. Clique aqui e saiba mais detalhes.
Oficina Aberta de Customização
Durante todo o evento, você poderá customizar as suas peças ou fazer pequenos reparos e ajustes, além de repaginar suas roupas com ajuda de uma profissional de moda.
Domingo (15/9)
Das 12h às 14h
Oficina Aberta: Coletivo Upcycling é Resistência
Remendos e reparos Presença do Coletivo de mulheres que utiliza o upcycling e as artes manuais têxteis como resistência e ferramenta de transformação socioambiental por meio da educação.
15h
Roda de conversa: Trocar e Consertar são Atos Revolucionários
Suelen Ingrid - Educadora, pesquisadora e designer de moda com foco em Sustentabilidade Têxtil e parte do Coletivo Upcycling é Resistência.
Talita Sannalber - Artista têxtil, designer de moda, professora de costura e modelagem em projetos nas periferias.
Camila Giestas - Consultora de moda sustentável. Sustentainfluencer. Especialista em comunicação e moda sustentável.
Flávia Ippolito - Engenheira Têxtil. Pesquisadora e Founder do Projeto Recorte.
16h
Roda de conversa: Roupas Amadas Duram Mais: Ideias p/ um guarda-roupa mais sustentável.
Julia Codogno - Consultora de desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade e impacto positivo para negócios de moda. Gestora de moda e sustentabilidade.
Letícia Rodrigues - Designer de Moda e Empreendedora Social, na Logos Galeria.
Marie Nepomuceno - Curadora Contemplativa do Vestir na CALLMA.
Serviço
Data: 14 e 15 de setembro de 2024
Horários: 10h às 18h
Local: Feira Jardim Secreto, Galeria Metrópole, Av. São Luís, 187, República, São Paulo
Participação: Gratuita
Censura: Livre
Realização: Equipe local Fashion Revolution - São Paulo
Contato: [email protected] / (0xx11) 97503-5392
Quase metade dos entrevistados afirma sempre separar os materiais para reciclagem
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país