Recicla Sampa - Florianópolis é a única cidade lixo zero do Brasil
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Florianópolis é a única cidade lixo zero do Brasil

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Iniciativa reflete compromisso com sustentabilidade e serve de exemplo para outras cidades. Foto: ByDroneVideos.

Florianópolis, em Santa Catarina, é a única cidade brasileira a adotar oficialmente o conceito de lixo zero.

Desde 2018, o município estabeleceu a meta de reduzir em 90% o envio de matéria orgânica para aterros sanitários e em 60% o descarte de materiais recicláveis até 2030.

A cidade conta com 296 pontos de entrega voluntária de vidro, que garantem a coleta de aproximadamente 150 toneladas do material por mês, sendo uma das iniciativas mais eficientes do país.

Além disso, possui dez pontos de entrega para isopor, onde o material é limpo, processado e transformado em produtos como rodapés e revestimentos.

Uma fábrica local, que descobriu há 20 anos as vantagens de substituir madeira por isopor, lidera esse processo.

O Programa Lixo Zero de Florianópolis reflete o compromisso com a sustentabilidade e serve de exemplo para outras cidades brasileiras.

Enquanto boa parte do país ainda descarta toneladas de resíduos sem aproveitamento, a capital catarinense transforma descarte em oportunidade e reafirma sua liderança na gestão de resíduos.

O que é lixo zero?

De acordo com a Zero Waste International Alliance (ZWIA), o conceito do termo pode ser resumido da seguinte forma: conservar os recursos naturais do planeta através de processos ambientalmente responsáveis de produção, consumo e reutilização produtos e embalagens.

Seu objetivo é um criar um sistema econômico livre de resíduos enviados para aterros, máquinas de incineração, florestas e oceanos. Na essência, o movimento busca alterar a cultura do “comprar, usar e descartar”.

No lugar, promove uma abordagem mais circular e menos linear da forma como consumimos atualmente. Seus princípios são orientados pela responsabilidade compartilhada por fabricantes, governos e população.

Na verdade, o Lixo Zero busca investigar e alterar todo o ciclo de vida de um produto ou material, destacando ineficiências, práticas de produção e de consumo insustentáveis.

É uma ideia que pretende minimizar ou até extinguir o desperdício, desde a produção até o consumo final.

Sua meta é fechar o ciclo proposto pela economia circular e redefinir todo o conceito de resíduo, garantindo que os recursos permaneçam em uso pelo maior tempo possível antes de serem devolvidos à terra, de preferência com pouco ou nenhum impacto ambiental no momento do descarte.


Últimas

Notícias

Comunidades se unem contra poluição plástica

Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos

30/06/2025
Notícias

México lidera reciclagem de PET no mundo

País alcança índice de 64% de reaproveitamento do material e vira exemplo

27/06/2025
Notícias

Proibição de sacos plásticos reduz lixo nas praias em até 47%

Estudo avalia eficiência de leis contra sacolinhas descartáveis no mundo

26/06/2025
Notícias

São Paulo aumenta frota sustentável para coleta de resíduos

Loga e Ecourbis investem em veículos movidos a biometano e eletricidade

25/06/2025