Recicla Sampa - Goiânia pode conceder descontos no IPTU para quem reciclar
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Goiânia pode conceder descontos no IPTU para quem reciclar

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Descarte de resíduo. Foto: Pixabay

Goiânia, capital do estado de Goiás, decidiu inovar nas ações de sustentabilidade e pretende conceder descontos no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para quem levar materiais recicláveis aos ecopontos autorizados pelo município.

A ideia é que os moradores recebam os descontos de acordo com o peso de recicláveis entregues nos postos autorizados. Se a pessoa levar 3 quilos de materiais, por exemplo, recebe 3% de desconto.

“A proposta é aumentar a coleta seletiva na cidade. Os reflexos dos resíduos descartados sem nenhum critério são a presença de dengue, alagamento, entre outros absurdos”, conta a vereadora e autora do projeto de lei, Sabrina Garcêz.

O Projeto de Lei ainda precisa da aprovação da Prefeitura do município, mas assim que for sancionado, o Programa Recicla Mais, Pague Menos já começará a valer.

Para aderir ao programa, o morador deverá se cadastrar com o CPF no site da Prefeitura e entrar no link do Programa Recicla Mais, Pague Menos que estará disponível na página. A Secretaria Municipal de Finanças será a responsável em viabilizar a conversão do peso do material reciclável entregue pelo contribuinte em descontos monetários no IPTU.

A iniciativa aceitará os seguintes recicláveis: papel, papelão, plástico, embalagens do tipo “Tetrapak”, vidro, metal e equipamentos eletrônicos. “Com essa prática, diminuímos o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto e ainda por cima geramos empregos e renda no setor da reciclagem”, explica a vereadora.

Fontes: Câmara Municipal de Goiânia; Hypeness

Texto produzido em 27/12/2018


Últimas

Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024