04 de Abril de 2019,12h15
Veja outros artigos relacionados a seguir
Goiânia, capital do estado de Goiás, decidiu inovar nas ações de sustentabilidade e pretende conceder descontos no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para quem levar materiais recicláveis aos ecopontos autorizados pelo município.
A ideia é que os moradores recebam os descontos de acordo com o peso de recicláveis entregues nos postos autorizados. Se a pessoa levar 3 quilos de materiais, por exemplo, recebe 3% de desconto.
“A proposta é aumentar a coleta seletiva na cidade. Os reflexos dos resíduos descartados sem nenhum critério são a presença de dengue, alagamento, entre outros absurdos”, conta a vereadora e autora do projeto de lei, Sabrina Garcêz.
O Projeto de Lei ainda precisa da aprovação da Prefeitura do município, mas assim que for sancionado, o Programa Recicla Mais, Pague Menos já começará a valer.
Para aderir ao programa, o morador deverá se cadastrar com o CPF no site da Prefeitura e entrar no link do Programa Recicla Mais, Pague Menos que estará disponível na página. A Secretaria Municipal de Finanças será a responsável em viabilizar a conversão do peso do material reciclável entregue pelo contribuinte em descontos monetários no IPTU.
A iniciativa aceitará os seguintes recicláveis: papel, papelão, plástico, embalagens do tipo “Tetrapak”, vidro, metal e equipamentos eletrônicos. “Com essa prática, diminuímos o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto e ainda por cima geramos empregos e renda no setor da reciclagem”, explica a vereadora.
Fontes: Câmara Municipal de Goiânia; Hypeness
Texto produzido em 27/12/2018
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil