Recicla Sampa - Green Eletron recicla 170 toneladas de lixo eletrônico e pilhas em 2020
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Green Eletron recicla 170 toneladas de lixo eletrônico e pilhas em 2020

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Pilhas. Foto: Huguette Roe/shutterstock.com

Gestora sem fins lucrativos de logística reversa, a Green Eletron anunciou recentemente ter recolhido 170 toneladas de resíduos eletrônicos e de pilhas durante 2020, primeiro ano da pandemia do coronavírus, quando a questão do lixo reciclável ficou ainda mais evidente para a população e os desafios para quem trabalha na área aumentaram.

De acordo com os dados divulgados pela ONG, foram coletadas cerca de 88 toneladas de lixo eletrônico: 26 de metais ferrosos, 5 de não-ferrosos e 21 de plástico. As pilhas somaram 83 toneladas. Esse importante trabalho evitou que esses objetos, todos com substâncias nocivas, gerassem um impacto extremamente negativo no meio ambiente.

Para se ter uma ideia do tamanho desse impacto, as 21 toneladas de material plástico contido nos itens reciclados pela Green Eletron evitaram que 37,5 toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera. Isso equivale a 263,9 mil Kw/h de energia consumidos.  

Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron, avalia o resultado total do ano e afirma que os números superaram as expectativas, principalmente se for considerando o isolamento social e os cuidados necessários que acometeram três trimestres de 2020. “Conseguimos impedir que uma quantidade considerável de resíduos eletrônicos fosse descartada em aterros sanitários ou no meio ambiente”, comemora Ademir.

Eletrônico Não É Lixo

A Green Eletron lançou em outubro de 2020 o movimento Eletrônico Não é Lixo. A iniciativa de conscientização tem o objetivo de chamar a atenção da população para o descarte correto desses equipamentos antigos. Muita gente não sabe, mas o lixo eletrônico entra na categoria de lixo reciclável.

E isso é um problemão para o meio ambiente. Um estudo apresentado por um grupo de cientistas da USP de São Carlos indica que apenas 26% deste tipo de material seja reciclado no mundo. No Brasil, esse índice é de apenas 2%, como o Recicla Sampa mostrou no filme Eletro Lixo.

As ações aconteceram em diferentes formatos, com campanhas de coleta e mobilizações nas redes sociais que contaram com a participação de influenciadores de todos os tamanhos, além de um e-book didático sobre o assunto. A ONG promote novas iniciativas em 2021.

Texto produzido em 27/03/2021


Últimas

Notícias

ExpoCatadores 2025 reafirma protagonismo da categoria em SP

Evento reforça papel estratégico da reciclagem popular no desenvolvimento sustentável

19/12/2025
Notícias

Lixo têxtil não para de crescer no Brasil

Boa parte dos tecidos ainda é descartada incorretamente no país

17/12/2025
Notícias

Panorama 2025 reforça importância das cooperativas de reciclagem

Documento da ABREMA apresenta diagnóstico mais recente da gestão de resíduos no Brasil

15/12/2025
Notícias

Colégio de SP vence prêmio nacional Lixo Zero 2025

Projeto SustentArqui impulsiona educação ambiental com ações socioambientais e reciclagem

12/12/2025