Recicla Sampa - Green Eletron recicla 170 toneladas de lixo eletrônico e pilhas em 2020
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Green Eletron recicla 170 toneladas de lixo eletrônico e pilhas em 2020

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Pilhas. Foto: Huguette Roe/shutterstock.com

Gestora sem fins lucrativos de logística reversa, a Green Eletron anunciou recentemente ter recolhido 170 toneladas de resíduos eletrônicos e de pilhas durante 2020, primeiro ano da pandemia do coronavírus, quando a questão do lixo reciclável ficou ainda mais evidente para a população e os desafios para quem trabalha na área aumentaram.

De acordo com os dados divulgados pela ONG, foram coletadas cerca de 88 toneladas de lixo eletrônico: 26 de metais ferrosos, 5 de não-ferrosos e 21 de plástico. As pilhas somaram 83 toneladas. Esse importante trabalho evitou que esses objetos, todos com substâncias nocivas, gerassem um impacto extremamente negativo no meio ambiente.

Para se ter uma ideia do tamanho desse impacto, as 21 toneladas de material plástico contido nos itens reciclados pela Green Eletron evitaram que 37,5 toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera. Isso equivale a 263,9 mil Kw/h de energia consumidos.  

Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron, avalia o resultado total do ano e afirma que os números superaram as expectativas, principalmente se for considerando o isolamento social e os cuidados necessários que acometeram três trimestres de 2020. “Conseguimos impedir que uma quantidade considerável de resíduos eletrônicos fosse descartada em aterros sanitários ou no meio ambiente”, comemora Ademir.

Eletrônico Não É Lixo

A Green Eletron lançou em outubro de 2020 o movimento Eletrônico Não é Lixo. A iniciativa de conscientização tem o objetivo de chamar a atenção da população para o descarte correto desses equipamentos antigos. Muita gente não sabe, mas o lixo eletrônico entra na categoria de lixo reciclável.

E isso é um problemão para o meio ambiente. Um estudo apresentado por um grupo de cientistas da USP de São Carlos indica que apenas 26% deste tipo de material seja reciclado no mundo. No Brasil, esse índice é de apenas 2%, como o Recicla Sampa mostrou no filme Eletro Lixo.

As ações aconteceram em diferentes formatos, com campanhas de coleta e mobilizações nas redes sociais que contaram com a participação de influenciadores de todos os tamanhos, além de um e-book didático sobre o assunto. A ONG promote novas iniciativas em 2021.

Texto produzido em 27/03/2021


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024