Recicla Sampa - Iniciativa constrói casas com materiais reciclados em favela de SP
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Iniciativa constrói casas com materiais reciclados em favela de SP

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Projeto da Gerando Falcões contemplou famílias em situação de vulnerabilidade. Foto: Leo Martins / Veja SP

Organização que atua no desenvolvimento social de comunidades, a Gerando Falcões, em conjunto com uma multinacional e outros parceiros, entregou 20 casas construídas com paredes de tubos de creme dental reciclados para moradores da Favela dos Sonhos, comunidade de Ferraz de Vasconcelos (SP).

Batizada de O Poder do Sorriso, a iniciativa contemplou famílias em situação de vulnerabilidade social que viviam em abrigos precários, sob lonas, sacos plásticos e papelão.

De acordo com os responsáveis pelo projeto socioambiental, foram reaproveitadas sete toneladas de embalagens, que se transformaram nas paredes dos imóveis, devidamente equipados com parte elétrica e hidráulica, prontos para morar.

Especialistas em reciclagem explicam que os tubos têm uma composição de 75% de plástico e 25% de alumínio.

Por ser um material misto, sua reciclabilidade fica complicada, mas já há tecnologias em desenvolvimento que permitem a transformação desses resíduos em itens da construção civil, como telhas e placas ecológicas.

Mas infelizmente, apesar de alguns projetos-piloto aqui e ali, nenhum grande fabricante do setor implantou um sistema de logística reversa para garantir seu reaproveitamento em larga escala no Brasil. 

Para Rodrigo Vieira, especialista em Urbanismo Social da ONG, o projeto é importante por colocar o desenvolvimento sustentável a serviço das pessoas.

"É um suporte de ressignificação do meio ambiente para o uso humano. A gente pode construir, a partir de resíduos e materiais recicláveis, casas que tenham conforto e qualidade, tanto estética, quanto estrutural para que as famílias tenham direito à moradia digna”, diz Vieira.


Últimas

Notícias

São Paulo mais que dobra coleta de resíduos com logística reversa

Volume passou de 302,51 mil toneladas em 2012 para 828,42 mil toneladas em 2023

16/07/2024
Notícias

Presidente Lula assina lei de incentivo à reciclagem no Brasil

Objetivo é reduzir custos operacionais e dinamizar cadeia produtiva do setor

15/07/2024
Notícias

Julho Sem Plástico é um convite para a reflexão

Ideia surgiu para desafiar pessoas a reduzirem consumo de plásticos descartáveis

12/07/2024
Dicas de Reciclagem

Lojas Melissa têm pontos de coleta de calçados da marca

Iniciativa de sustentabilidade garante destinação adequada aos chinelos e sandálias

11/07/2024