Recicla Sampa - Iniciativa recicla dois milhões de esponjas no Brasil
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Iniciativa recicla dois milhões de esponjas no Brasil

Veja outros artigos relacionados a seguir

Sabe aquela esponja de lavar louça, que custa baratinho e você compra e usa sem pensar? Então, ela é produzida com uma mistura de poliuretano e componentes químicos sintéticos que demoram séculos para se decompor no meio ambiente.

Pensando numa forma de resolver esse problema ambiental, a Scotch-Brite e a 3M, em parceria com a TerraCycle, desenvolveram em 2015 um projeto brasileiro de logística reversa que chegou aos dois milhões de esponjas coletadas neste ano.

Além de coletar e reciclar o material, impedindo seu nocivo impacto no meio ambiente, o projeto também inclui uma frente social que já deu aquela força para mais de 400 organizações sem fins lucrativos no país.

Mas para o projeto seguir sua história de sucesso, ele precisa da ajuda de cada um de nós. Para participar do programa, os consumidores devem se cadastrar no site da TerraCycle e juntar uma quantidade mínima de dois quilos de esponjas.

Feito isso, basta ir até uma agência dos Correios e imprimir uma etiqueta. Todo o processo é gratuito, com custo zero para quem aderir. A cada esponja enviada para a reciclagem, as empresas fazem uma doação para escolas ou ONGs escolhidas pelos participantes.

Foto1
Esponja sendo usada para lavar louça. Foto: seventyfourimages / Envato

Exemplo de comprometimento com a sustentabilidade ambiental, a Irmandade Betânia promove ações sócio-educativas na região de Curitiba, capital do Paraná, e abraçou o projeto em 2018 com uma iniciativa batizada de Esponjinhas Amigas.

Nos últimos anos, a instituição criou quatro pontos de coleta no estado e os resultados são animadores. De acordo com a equipe da ONG, signatária do Pacto Global da ONU, aproximadamente oito mil esponjas já foram retiradas do descarte incorreto e encaminhadas para a reciclagem. 

Como recompensa, a instituição acumulou pontos que foram revertidos em doações em dinheiro, totalmente investido no trabalho de capacitação de crianças, jovens e adultos. 

Texto produzido em 11/05/2021


Últimas

Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024
Notícias

Reciclagem não é solução para crise do lixo plástico

Relatório revela que fabricantes reconhecem ineficiência da circularidade há décadas

20/02/2024
Notícias

Ministro Silvio Almeida recebe representantes dos catadores de recicláveis

Encontro discutiu importantes questões para os trabalhadores do setor da reciclagem

19/02/2024