Recicla Sampa - Julho Sem Plástico convida a repensar hábitos de consumo
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Julho Sem Plástico convida a repensar hábitos de consumo

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas. Foto: Luis Acosta / AFP.

É tempo de Julho Sem Plástico, movimento criado em 2011 na Austrália que se espalhou pelo mundo com o objetivo de sensibilizar a população sobre os impactos do uso excessivo de plásticos descartáveis.

A proposta é simples: recusar copos, talheres, canudos, sacolas e embalagens plásticas descartáveis sempre que possível e adotar alternativas reutilizáveis e sustentáveis no lugar.

Estudos indicam que mais de 460 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos no mundo e apenas 9% desse volume é reciclado. O restante acaba em aterros, incineradoras e ecossistemas.

A poluição plástica marinha aumentou 10 vezes desde 1980 e já afeta pelo menos 267 espécies animais, incluindo 86% das tartarugas marinhas, 44% das aves marinhas e 43% dos mamíferos marinhos.

De acordo com um estudo do Pnuma (ONU), mais de 14 milhões de toneladas de plástico são descartadas nos ecossistemas aquáticos do planeta anualmente.

Além disso, espera-se que as emissões de gases de efeito estufa associadas aos plásticos representem 15% do total de emissões permitidas até 2050 se a humanidade limitar o aquecimento global a 1,5°C.

O que nós podemos fazer?

Dica 1

Reduza o uso de plástico descartável! Opte por alternativas sustentáveis, como sacolas reutilizáveis, garrafas duráveis e produtos com menos embalagens plásticas.

Ao fazer essas escolhas conscientes, podemos reduzir a quantidade de plástico que acaba nos oceanos e nos ecossistemas. Vamos abraçar um estilo de vida livre de plástico descartável!

Dica 2

Recicle corretamente! A reciclagem é uma poderosa forma de combater a poluição plástica. Certifique-se de conhecer as diretrizes de reciclagem locais e separe corretamente o plástico para garantir que ele seja reciclado adequadamente.

Ao reciclar, contribuímos para promover a economia circular e reduzimos a necessidade de produzir mais plástico virgem. Vamos dar uma nova vida ao plástico e minimizar seu impacto negativo!

Dica 3

Eduque e conscientize! Compartilhe informações sobre a poluição plástica e as soluções recomendadas pela ONU com sua família, amigos e comunidade. A educação desempenha um papel crucial na mudança de mentalidade e comportamento.

Ao inspirar e informar os outros, ajudamos a construir uma consciência coletiva sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Vamos ser agentes da mudança e promover ações positivas!


Últimas

Notícias

Julho Sem Plástico convida a repensar hábitos de consumo

Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas

04/07/2025
Notícias

SeaShepherd Brasil organiza mutirões no litoral de SP

Organização aproveita férias de julho para convocar participação da garotada

03/07/2025
Notícias

Conexão cidadã leva saúde e dignidade a catadores da zona leste

Mutirão em São Mateus distribuiu EPIs, ofereceu atendimentos e acolheu trabalhadores

02/07/2025
Notícias

Comunidades se unem contra poluição plástica

Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos

30/06/2025