Recicla Sampa - Julho Sem Plástico: repensar, reduzir e recusar
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Julho Sem Plástico: repensar, reduzir e recusar

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Movimento global busca combater impacto ambiental do lixo plástico. Foto: Golden Shrimp / shutterstock.com

O Movimento Julho Sem Plástico surgiu como uma iniciativa global para combater os impactos negativos do consumo excessivo do material no meio ambiente.

A campanha teve origem com a designer gráfica Rebecca Prince-Ruiz e a ativista ambiental Joost Bakker, que fundaram o Plastic Free July, na Austrália, em 2011.

Segundo as fundadoras, o objetivo do movimento é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de reduzir o uso de plásticos, principalmente os descartáveis, e incentivar a adoção de alternativas sustentáveis.

Ainda de acordo com a dupla, a escolha do mês de julho teve como objetivo aproveitar o verão no hemisfério norte e as férias de julho no hemisfério sul, ampliando o alcance da campanha com intervenções em atividades ao ar livre.

A iniciativa cresceu rapidamente ao longo dos anos e já impactou milhões de pessoas em mais de 170 países com informações e dicas para que as pessoas possam repensar hábitos de consumo e fazer escolhas mais conscientes.

Como reduzir o consumo de plástico no dia a dia

Dica 1

Reduza o uso de plástico descartável! Opte por alternativas sustentáveis, como sacolas reutilizáveis, garrafas duráveis e produtos com menos embalagens plásticas.

Ao fazer essas escolhas conscientes, podemos reduzir a quantidade de plástico que acaba nos oceanos e em nossos ecossistemas. Vamos abraçar um estilo de vida livre de plástico descartável e criar um impacto positivo!

Dica 2

Recicle corretamente! A reciclagem é uma poderosa forma de combater a poluição plástica. Certifique-se de conhecer as diretrizes de reciclagem locais e separe corretamente o plástico para garantir que ele seja reciclado adequadamente.

Ao reciclar, estamos contribuindo para a economia circular e reduzindo a necessidade de produzir mais plástico virgem. Vamos dar uma nova vida ao plástico e minimizar seu impacto negativo!

Dica 3

Eduque e conscientize! Compartilhe informações sobre a poluição plástica e as soluções recomendadas pela ONU com sua família, amigos e comunidade. A educação desempenha um papel crucial na mudança de mentalidade e comportamento.

Ao inspirar e informar os outros, estamos construindo uma consciência coletiva sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Vamos ser agentes de mudança e promover ações positivas!

Fonte: ONU / Lixo Zero Brasil

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por The Ocean Cleanup (@theoceancleanup)


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024