05 de Julho de 2023,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Movimento Julho Sem Plástico surgiu como uma iniciativa global para combater os impactos negativos do consumo excessivo do material no meio ambiente.
A campanha teve origem com a designer gráfica Rebecca Prince-Ruiz e a ativista ambiental Joost Bakker, que fundaram o Plastic Free July, na Austrália, em 2011.
Segundo as fundadoras, o objetivo do movimento é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de reduzir o uso de plásticos, principalmente os descartáveis, e incentivar a adoção de alternativas sustentáveis.
Ainda de acordo com a dupla, a escolha do mês de julho teve como objetivo aproveitar o verão no hemisfério norte e as férias de julho no hemisfério sul, ampliando o alcance da campanha com intervenções em atividades ao ar livre.
A iniciativa cresceu rapidamente ao longo dos anos e já impactou milhões de pessoas em mais de 170 países com informações e dicas para que as pessoas possam repensar hábitos de consumo e fazer escolhas mais conscientes.
Dica 1
Reduza o uso de plástico descartável! Opte por alternativas sustentáveis, como sacolas reutilizáveis, garrafas duráveis e produtos com menos embalagens plásticas.
Ao fazer essas escolhas conscientes, podemos reduzir a quantidade de plástico que acaba nos oceanos e em nossos ecossistemas. Vamos abraçar um estilo de vida livre de plástico descartável e criar um impacto positivo!
Dica 2
Recicle corretamente! A reciclagem é uma poderosa forma de combater a poluição plástica. Certifique-se de conhecer as diretrizes de reciclagem locais e separe corretamente o plástico para garantir que ele seja reciclado adequadamente.
Ao reciclar, estamos contribuindo para a economia circular e reduzindo a necessidade de produzir mais plástico virgem. Vamos dar uma nova vida ao plástico e minimizar seu impacto negativo!
Dica 3
Eduque e conscientize! Compartilhe informações sobre a poluição plástica e as soluções recomendadas pela ONU com sua família, amigos e comunidade. A educação desempenha um papel crucial na mudança de mentalidade e comportamento.
Ao inspirar e informar os outros, estamos construindo uma consciência coletiva sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Vamos ser agentes de mudança e promover ações positivas!
Fonte: ONU / Lixo Zero Brasil
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos