Recicla Sampa - Loja sustentável estimula uma vida sem lixo
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Loja sustentável estimula uma vida sem lixo

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Objetivo da loja é incentivar uma vida sem plástico. Foto: Facebook Mapeei

São Paulo acaba de ganhar uma nova loja de produtos sem plástico, que também serve como um espaço de apoio para quem deseja ter uma vida mais sustentável. Localizada na Rua Augusta, a ‘Mapeei - uma vida sem plástico’ surgiu do desejo da empreendedora Lívia Humaire de reduzir a quantidade de lixo e principalmente dos plásticos descartáveis.

"A gente não quer mais produzir lixo de forma desnecessária, esses resíduos vão parar nos aterros sanitários, nos lixões, nos rios e nos oceanos, e poluem praticamente todo o nosso planeta. Dentro desse contexto, surgiu há alguns anos o movimento zero waste, que mostra na prática que a gente pode ter uma vida confortável e saudável sem ferir o nosso planeta, sem ferir a natureza e sem ferir a nós mesmos acabando com os recursos que a gente tem", comenta em entrevista para o portal Ciclo Vivo.

Depois de viajar para o exterior e conhecer de perto 24 lugares chamados pela empresária de "revolucionários" por seguirem a cultura do zero waste e estimular a prática, a geógrafa se juntou com a designer Lori Vargas para trazer ao Brasil um espaço de consumo consciente. "Eu entendi como era simples você não produzir lixo no seu dia a dia tendo um mercado que te dá esse apoio. E eu percebi o impacto que esses lugares estavam provocando na sua comunidade local, estimulando as pessoas e mostrando para elas que você não precisa comprar um shampoo, uma pasta de dente ou produtos para sua cozinha ou para sua lavanderia que vão gerar plástico”, conta Lívia em vídeo.

Por meio de um financiamento coletivo bem sucedido, a empreendedora colocou o sonho em prática com a inauguração da loja em setembro de 2018. Com o objetivo de fazer com que qualquer pessoa consiga reduzir a sua produção de plástico e lixo no seu cotidiano, o estabelecimento oferece a venda de composteiras, garrafas reutilizáveis, cosméticos orgânicos sem embalagens, escovas de dentes de bambu, canudos de vidro e inox, kits de talheres para comer na rua, guardanapos de pano, absorventes de tecido, entre outros produtos sem embalagens plásticas. De acordo com matéria do Ciclo Vivo, este é o primeiro espaço do país onde esses objetos são vendidos todos juntos.

Além de ser uma loja, a Mapeei também oferece cursos e palestras sobre consumo consciente, compostagem, veganismo de baixo custo e consultoria para transformar estabelecimentos em “zero waste” pelo país. "Os dados oficiais dizem que até 2050, se nada for feito hoje, a gente vai ter mais plástico nos oceanos do que peixes. Eu quero que esse espaço seja de possibilidades para que muitas pessoas possam dizer não para isso", afirma Lívia.

Fontes: Ciclo VivoCatarse - Uma vida sem plástico

 

Texto produzido em 05/12/2018


Últimas

Notícias

Rodada final do Tratado Mundial do Plástico começa no Canadá

Cada cidadão do planeta tem um papel a desempenhar na luta contra a poluição plástica

26/04/2024
Notícias

Cerca de 2,7 bilhões de pessoas ainda não têm acesso à coleta de lixo

São Paulo é um exemplo para o terceiro mundo, com 99,7% da população atendida

25/04/2024
Notícias

Deputado explica Projeto de Lei que deve impulsionar reciclagem no Brasil

Objetivo é diminuir custos, dinamizar cadeia produtiva e gerar benefícios para o setor

24/04/2024
Notícias

O mundo quer menos plástico e o Brasil também

Penúltima rodada de negociações do Tratado Global do Plástico começa no Canadá

23/04/2024