28 de Fevereiro de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Considerado o maior bloco de Carnaval do Mundo, o icônico Galo da Madrugada se prepara para um carnaval histórico em 2025.
Com 32 metros de altura e 8 toneladas, a alegoria será feita com materiais 100% recicláveis, um compromisso inédito da organização com a sustentabilidade ambiental.
O tema do bloco recifense será “Galo Cidadão Ecológico”, anunciado nesta semana pela Prefeitura de Recife (PE) em coletiva de imprensa.
A escolha do tema ocorre no ano em que o Brasil sedia a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.
Cinco metros mais alto que nos anos anteriores, o Galo terá referências ao meio ambiente e à inclusão social em sua decoração.
Com uma homenagem aos catadores de materiais recicláveis, vai reforçar a importância desses trabalhadores para a educação ambiental e o bom funcionamento das cidades.
A população recifense ainda poderá participar da montagem da alegoria ao doar garrafas PET de dois litros, que serão incorporadas à vestimenta do Galo. Pontos de coleta já estão instalados em diferentes locais da cidade.
A estrutura também celebra manifestações culturais e agremiações carnavalescas locais, como o Frevo, os Maracatus de Baque Solto e os brinquedos de La Ursa.
A paleta de cores do Galo Cidadão Ecológico apresenta tons quentes e remete às expressões do carnaval pernambucano.
Já a indumentária conta com a assinatura do multiartista Leopoldo Nóbrega e da designer Germana Xavier, gestores do Espaço Multicultural Arte Plenna.
Inovação e valorização da cultura regional consolidam o Galo da Madrugada como um símbolo de identidade, sustentabilidade e inclusão.
Evento gratuito acontece em maio no Parque Villa Lobos, zona oeste da capital
Colégio de SP é o primeiro de grande porte com a certificação ambiental no Brasil
Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores
Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país