Máquina faz suco de laranja e transforma casca da fruta em copo

10/07/2020

Imagem - Invenção recebeu o nome de Feel The Peel e a próxima etapa é dar novas funções à tecnologia, como imprimir roupas e tecidos feitos a partir das cascas de laranja. Foto: Deezen / Divulgação

Invenção recebeu o nome de Feel The Peel e a próxima etapa é dar novas funções à tecnologia, como imprimir roupas e tecidos feitos a partir das cascas de laranja. Foto: Deezen / Divulgação

Um estúdio italiano de tecnologia, o Carlo Ratti Associati, inventou uma máquina que, além de fazer suco de laranja, imprime em 3D copos feitos a partir da casca da fruta. Aos olhos do cliente, o processo acontece de forma instantânea.

A invenção foi desenvolvida para uma empresa global de energia chamada Eni. A criação recebeu o nome de Feel the Peel e possui 3,10 metros de altura e recebe até 1.500 laranjas.

O funcionamento mecânico parece simples. As laranjas são colocadas na máquina e deslizam sobre uma estrutura circular. São cortadas pela metade dentro do equipamento e, em seguida, espremidas. Os restos são depositados em um compartimento transparente que fica na parte inferior do aparelho. Depois, as cascas são coletadas e secadas, formando um pó que é misturado com ácido polilático (PLA) e dessa forma se transforma em um bioplástico.

A matéria-prima, então, é aquecida para formar um tipo de filamento, que é colocado em uma impressora 3D, acoplada à máquina. Após isso, o material se transforma em um copo sustentável.

De acordo com a entrevista de Carlo Ratti a um portal de design, a próxima etapa é dar novas funções à tecnologia, como imprimir roupas e tecidos feitos a partir das cascas de laranja.

Atualmente, o aparelho está sendo exibido em eventos, mas já há vários locais pela Itália que receberam a novidade e a usam no dia a dia.

Texto produzido em 15/01/2020

Fonte: Casa e Jardim

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados