Michelin desenvolve pneu ecológico impresso em 3D

02/09/2019

Imagem - Criação recebeu o nome de Vision e foi planejada para durar tanto quanto um carro. Foto: Innovant

Criação recebeu o nome de Vision e foi planejada para durar tanto quanto um carro. Foto: Innovant

Durante a última edição da conferência Movin'On, realizada no Canadá no final de 2017, a marca Michelin revelou ao mundo uma ideia de pneu sustentável. A criação, batizada de Vision, foi feita para durar tanto quanto o próprio carro.

A criação é fabricada a partir de materiais orgânicos, recicláveis e biodegradáveis, como palha, lascas de madeira, resíduos de açúcar, cascas de laranja, artigos domésticos reciclados e até mesmo roupas. Sua produção é feita via impressora 3D.

Formado por cavidades ocas, o item se sustenta com sua própria armação, não sendo necessário a utilização de ar. Dessa forma, neste conceito, a preocupação de ter um pneu furado não existe mais.

Outra novidade que o protótipo traz é a possibilidade de o usuário alterar formas características do pneu a partir da impressão 3D. Essas alterações vão possibilitar maior longevidade ao acessório e permitir que ele seja implantado em diferentes solos. Sensores instalados vão permitir que o usuário monitore a qualidade do objeto através de um aplicativo para smartphone.

De acordo com a Michelin, a peça ainda deve demorar de 10 a 20 anos para chegar ao mercado.

 

Fontes: Jornal do Carro - O Estado de S.PauloTecMundoPPLware

 

Texto produzido em 12/02/2019

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados