02 de Setembro de 2019,11h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Durante a última edição da conferência Movin'On, realizada no Canadá no final de 2017, a marca Michelin revelou ao mundo uma ideia de pneu sustentável. A criação, batizada de Vision, foi feita para durar tanto quanto o próprio carro.
A criação é fabricada a partir de materiais orgânicos, recicláveis e biodegradáveis, como palha, lascas de madeira, resíduos de açúcar, cascas de laranja, artigos domésticos reciclados e até mesmo roupas. Sua produção é feita via impressora 3D.
Formado por cavidades ocas, o item se sustenta com sua própria armação, não sendo necessário a utilização de ar. Dessa forma, neste conceito, a preocupação de ter um pneu furado não existe mais.
Outra novidade que o protótipo traz é a possibilidade de o usuário alterar formas características do pneu a partir da impressão 3D. Essas alterações vão possibilitar maior longevidade ao acessório e permitir que ele seja implantado em diferentes solos. Sensores instalados vão permitir que o usuário monitore a qualidade do objeto através de um aplicativo para smartphone.
De acordo com a Michelin, a peça ainda deve demorar de 10 a 20 anos para chegar ao mercado.
Fontes: Jornal do Carro - O Estado de S.Paulo, TecMundo, PPLware
Texto produzido em 12/02/2019
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França, batizada de Apelo de Nice
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores
Pontos de coleta estão disponíveis em centenas de cidades de todos os estados do Brasil
Iniciativa comprova que integrar esforços gera impactos ambientais e sociais expressivos