19 de Julho de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Loja de vendas a granel vem se tornando tendência em vários lugares do Brasil e do Mundo. É uma boa alternativa para quem busca reduzir o consumo de embalagens, a produção de lixo e o desperdício, especialmente no caso de alimentos. O bairro do Brooklyn, em Nova York (EUA), conta agora com mais uma loja que segue esse conceito.
A dona do estabelecimento Precycle, Katerina Bogatireva, nasceu na Letônia, país localizado ao leste da Rússia, e já estava habituada a frequentar comércios deste tipo. Na mudança para os Estados Unidos, acabou se adaptando à maneira de viver do local e deixou de lado os antigos hábitos conscientes. Agora, com a inauguração do espaço ela quer resgatar e estimular o conceito sustentável de uma vida sem uso de embalagens.
O comércio vende apenas produtos a granel. Os clientes levam os recipientes para o armazenamento dos alimentos, mas para os ‘esquecidinhos’ ela fornece sacos de papel. Outra loja, também no bairro do Brooklyn, oferece um serviço parecido. Na The Fillery, além de produtos a granel, o cliente encontra itens como: sacos de pano, filtros de café reutilizáveis, canudos reutilizáveis e outros produtos feitos com materiais biodegradáveis. O objetivo de Sarah, dona da loja, é reduzir o desperdício de embalagens e alimentos, fornecendo à comunidade ferramentas para um convívio mais sustentável e saudável.
Fontes: Ciclo Vivo, TheFillery
Texto produzido em 17/01/19
Cooperativas relatam dificuldade em vender material e pontos de coleta foram desativados
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia