10 de Julho de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com o crescimento acelerado das grandes cidades, a busca por soluções sustentáveis se torna cada vez mais urgente e um dos pilares fundamentais desses esforços é a coleta seletiva.
Mas o que é coleta seletiva exatamente? Em resumo, é uma estratégia para a separação e o encaminhamento adequado dos resíduos sólidos descartados pela população.
Ou seja, é quando a prefeitura de uma cidade presta o serviço de coleta domiciliar em duas frentes: a do lixo comum e a do lixo reciclável.
Nesses casos, você deve separar os materiais recicláveis dos resíduos orgânicos e descartar cada um dos tipos nos dias e horários adequados.
Entre seus benefícios, podemos destacar a economia no consumo de energia e água, a diminuição dos gastos com limpeza urbana e a geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.
No Brasil, pelo menos 800 mil pessoas dependem do lixo que a gente separa em casa para garantir seu sustento e cerca de 70% desses profissionais são mulheres.
Só aqui na capital, aproximadamente mil famílias estão inseridas no Programa Socioambiental de Coleta Seletiva da Prefeitura.
Portanto, quando você separa o lixo direitinho, além de ajudar a construir um mundo ambientalmente sustentável, você dá uma força e garante emprego para todo esse pessoal.
A coleta seletiva em São Paulo já está presente na maioria das ruas da cidade pelo menos uma vez por semana.
Os resíduos recolhidos pelos caminhões da Loga e da EcoUrbis, concessionárias de coleta da capital, têm dois destinos.
Uma parte vai para as Centrais Mecanizadas de Triagem. A outra parte para as cooperativas cadastradas no Programa Socioambiental de Coleta Seletiva da Prefeitura.
E mesmo nas Centrais Mecanizadas de Triagem, são os profissionais das cooperativas que administram tudo o que é coletado.
No fim do ciclo, os materiais são vendidos e o resultado financeiro é revertido para os cooperados.
Separe os resíduos em comum e reciclável e descarte corretamente os resíduos especiais!
Os horários e os pontos de coleta você encontra no site do Recicla Sampa.
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil