09 de Maio de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Muita gente ainda tem dúvidas sobre o que é lixo eletrônico e o pessoal também pergunta como descartar corretamente esses resíduos.
Não tem segredo: se vai na tomada ou usa pilha e bateria é lixo eletrônico.
Ou seja, é todo objeto que possui um circuito elétrico dentro, seja composto por uma fiação ou, em casos mais complexos, aquele que possui placa eletrônica.
Abaixo, organizamos uma lista de opções disponíveis na Grande SP para o descarte gratuito dos resíduos tecnológicos:
Sucata Digital
A Sucata Digital oferece coleta gratuita de resíduos eletrônicos em empresas e residências na Grande São Paulo. O serviço pode ser agendado pelo site ou WhatsApp e há também pontos de descarte espalhados pela cidade para pequenos volumes.
Recicla Digital
A Recicla Digital realiza coleta gratuita de lixo eletrônico em residências, empresas, escolas e condomínios em São Paulo. O agendamento é feito pelo site ou telefone e a empresa fornece recibo e relatório de descarte consciente. Além disso, disponibiliza coletores e materiais explicativos para parceiros.
Ecoleve
A Ecoleve é uma startup que oferece coleta gratuita de eletrônicos em residências e empresas na capital paulista. O serviço pode ser agendado online e a empresa garante a separação, avaliação e encaminhamento dos itens para reuso ou reciclagem.
Coopermiti
A Coopermiti, cooperativa pioneira na reciclagem de lixo eletrônico, disponibiliza 32 pontos de coleta na cidade de São Paulo. Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) aceitam gratuitamente itens de pequeno porte. É recomendado entrar em contato com a cooperativa antes de levar os itens para obter orientações sobre o descarte adequado.
Green Eletron
A Green Eletron, gestora de logística reversa de eletroeletrônicos, oferece mais de 160 pontos de coleta na cidade de São Paulo. Os coletores aceitam itens eletroeletrônicos domésticos de pequeno e médio porte. Para produtos de grande porte, é possível agendar uma coleta em casa pelo site da empresa.
Conheça empresas e iniciativas que oferecem coleta gratuita na Grande SP
Sea Shepherd Brasil mobilizou 523 voluntários em 26 mutirões de limpeza
Tradicional escola paulistana adota meta de desviar 90% dos resíduos de aterros
Decisão ocorre após pressão nacional de catadores contra risco de concorrência injusta