16 de Maio de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Duas empresas, uma de economia circular, a Triciclos, junto com a Atuação CC, de comunicação e conteúdo, convidaram um grupo de comerciantes e moradores do bairro de Pinheiros, na zona Oeste de São Paulo, conhecido como Coletivo Pinheiros, para unirem forças afim de promover ações de sustentabilidade e tornar o bairro mais sustentável da cidade. Para chegar a esse patamar, o time promoveu um encontro na capital paulista, dia 15 de maio, para apresentar a campanha Recicla Pinheiros, movimento que pretende promover ações sustentáveis.
O evento contou com a presença de cerca de 40 pessoas, entre proprietários de restaurantes, moradores e fundadores de startups de sustentabilidade que conheceram e ajudaram a fomentar a campanha criada pelo grupo. “Eu fiquei muito feliz quando vi a sala cheia. Já existem muitas pessoas engajadas e queremos conectá-las para que seja possível ampliar as iniciativas em prol do meio ambiente”, disse Paula Gabriel, gerente de comunicação da TriCiclos.
A base do trabalho será dividida em estratégias que contemplam a produção de conteúdo, para informar os moradores e frequentadores do bairro, além de conectar pessoas que já realizam ações sustentáveis para troca de experiências e parcerias.
A Triciclos foi a responsável por elaborar uma cartilha voltada aos estabelecimentos de Pinheiros para direcioná-los para o caminho da sustentabilidade como: descartar os resíduos de forma adequada e reduzir o uso de embalagem em suas atividades. A empresa também sugere alternativas sustentáveis para o consumidor dentro dos negócios, além de incentivar os locais a terem pontos de coleta para receber os materiais recicláveis dos frequentadores.
O grupo propôs ainda aos participantes algumas alternativas como a criação de um cartão fidelidade dos estabelecimentos do bairro cadastrados na campanha. Esse incentivo visa a dar descontos em produtos para clientes que consomem em lugares mapeados como sustentáveis pelo Recicla Pinheiros.
O mercado Quitanda, por exemplo, será um dos locais mapeados pelo grupo. O espaço possui um ecoponto para descarte de resíduos recicláveis, como papéis, plásticos, vidros, metais, entre outros, inclusive, os que requerem descartes especiais, no caso de chapas de raio-x. “Há alguns anos o Quitanda possui um trabalho consistente na área de sustentabilidade. Por isso, quando o Coletivo Pinheiros começou a cuidar de eventos no bairro, nos oferecemos prontamente para abordar esse tema na região. Acreditamos e trabalhamos diariamente para que Pinheiros seja a referência em sustentabilidade para a cidade”, diz Beatriz Costa, gerente de sustentabilidade e eventos do estabelecimento e integrante do Coletivo Pinheiros.
Como o bairro tem uma grande quantidade de bares e restaurantes, que consomem grande quantidade de óleo de cozinha, foi apresentada uma proposta para promover uma oficina para transformar o líquido usado em sabonetes. A ideia é que os próprios moradores de Pinheiros façam o curso.
Em outra frente, os organizadores pretendem usar as redes sociais para registrar o trabalho realizado pelo Recicla Pinheiros diariamente. “Pretendemos criar um mapa da sustentabilidade para indicar os locais amigos do meio ambiente, pontos de coleta e outras informações para os estabelecimentos, moradores e frequentadores da região”, conta Kleyson Barbosa, diretor de conteúdo da Atuação CC.
Para Nelma Zero, diretora-executiva da Atuação, o mapa será mais do que um guia e também servirá para empoderar a população em prol da sustentabilidade. “As pessoas serão nossas indicadoras para falar se ainda existem os postos de coleta nos estabelecimentos, por exemplo”, explica.
Juliana Marigo, moradora do bairro, ficou muito entusiasmada em saber que diferentes setores estão levantando a bandeira verde. “Moro na região há muito tempo e sempre fui ativista ambiental. O evento de hoje foi motivador e acho que inspirou a todos que participaram a caminhar para práticas ecologicamente corretas”.
Texto produzido em 15/05/2019
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil