28 de Maio de 2024,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Por meio da colaboração de empresas e associações, uma plataforma inclusiva busca impulsionar a logística reversa e a reciclagem no Brasil.
Batizada de Reciclar pelo Brasil, a iniciativa atua com foco na regularização, melhoria e profissionalização do trabalho de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis.
Atualmente, o projeto é considerado o maior programa de reciclagem do país e recuperou nos últimos seis anos mais de 550 mil toneladas de materiais recicláveis.
Dedicado ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Reciclar pelo Brasil se baseia em transparência, responsabilidade e foco nos resultados.
Seus principais objetivos são aumentar a quantidade dos resíduos reciclados, ampliar a receita das cooperativas e melhorar a renda dos catadores.
Em resumo, a plataforma atua com assessoramento técnico e investimentos em busca do desenvolvimento econômico das organizações selecionadas.
Após a assinatura de um termo de cooperação, toda cooperativa é assistida por um técnico contratado pela plataforma.
Este profissional realiza um diagnóstico, que aborda os principais eixos de desenvolvimento a serem trabalhados pela organização.
A partir desta análise, é criado um plano de ação e um plano de investimento, conforme os objetivos a serem alcançados.
“De maneira colaborativa, os participantes definem as estratégias de atuação e suas ações são organizadas e executadas pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT)”, informa o site da Reciclar pelo Brasil.
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França, batizada de Apelo de Nice
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores
Pontos de coleta estão disponíveis em centenas de cidades de todos os estados do Brasil
Iniciativa comprova que integrar esforços gera impactos ambientais e sociais expressivos