28 de Maio de 2024,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Por meio da colaboração de empresas e associações, uma plataforma inclusiva busca impulsionar a logística reversa e a reciclagem no Brasil.
Batizada de Reciclar pelo Brasil, a iniciativa atua com foco na regularização, melhoria e profissionalização do trabalho de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis.
Atualmente, o projeto é considerado o maior programa de reciclagem do país e recuperou nos últimos seis anos mais de 550 mil toneladas de materiais recicláveis.
Dedicado ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Reciclar pelo Brasil se baseia em transparência, responsabilidade e foco nos resultados.
Seus principais objetivos são aumentar a quantidade dos resíduos reciclados, ampliar a receita das cooperativas e melhorar a renda dos catadores.
Em resumo, a plataforma atua com assessoramento técnico e investimentos em busca do desenvolvimento econômico das organizações selecionadas.
Após a assinatura de um termo de cooperação, toda cooperativa é assistida por um técnico contratado pela plataforma.
Este profissional realiza um diagnóstico, que aborda os principais eixos de desenvolvimento a serem trabalhados pela organização.
A partir desta análise, é criado um plano de ação e um plano de investimento, conforme os objetivos a serem alcançados.
“De maneira colaborativa, os participantes definem as estratégias de atuação e suas ações são organizadas e executadas pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT)”, informa o site da Reciclar pelo Brasil.
Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos
País alcança índice de 64% de reaproveitamento do material e vira exemplo
Estudo avalia eficiência de leis contra sacolinhas descartáveis no mundo
Loga e Ecourbis investem em veículos movidos a biometano e eletricidade