Recicla Sampa - Prefeitura amplia número de cooperativas de reciclagem habilitadas
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Prefeitura amplia número de cooperativas de reciclagem habilitadas

Veja outros artigos relacionados a seguir

A última segunda-feira, 13 de novembro de 2023, foi um dia muito representativo para as cooperativas de reciclagem da cidade de São Paulo.

Em uma solenidade na CMT Carolina Maria de Jesus, zona sul da capital, aconteceu a assinatura dos contratos de 30 organizações com a Prefeitura e de 30 que serão incubadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).  

A iniciativa é resultado dos esforços do Programa SP Coopera, com apoio da SP Regula, que além de ampliar o número de cooperativas devidamente habilitadas, tem como objetivo impulsionar e fortalecer o setor de coleta e processamento de resíduos na capital.

De acordo com a Prefeitura, as entidades receberão nos próximos dois anos apoio técnico, suporte financeiro para despesas fixas, equipamentos e, claro, materiais recicláveis da coleta seletiva domiciliar, serviço prestado pelas concessionárias Loga e EcoUrbis.    

“Tínhamos 20 cooperativas e agora passamos para 30 habilitadas. Um aumento de 50%. São Paulo vai se tornar referência para o Brasil e para o mundo”, disse o prefeito Ricardo Nunes ao fim da solenidade.

Já Aline Cardoso, secretária da SMDET, explicou a importância e a função da formalização sob o ponto de vista da gestão pública.

“A gente fala muito das habilitadas, certo? São elas que recebem os resíduos da coleta domiciliar da Prefeitura, a gente paga o aluguel, entre outros benefícios. Mas para receber esse suporte do poder público, existe um rito burocrático. E é exatamente o cumprimento desse rito que garante a assinatura dos contratos”, esclareceu Cardoso.

Referência internacional e presidente da Confederação Nacional de Cooperativas de Recicláveis (CONATREC), Telines Basílio, popularmente conhecido como Carioca, completou a fala da secretária e destacou o lado socioambiental do projeto.  

“Não é apenas a questão ambiental que é importante, mas também a geração de emprego e renda. Isso vai dar visibilidades às pessoas que são excluídas. É um marco na história da coleta seletiva da cidade”, avaliou Carioca.  

Foto1
Evento reuniu presidentes de cooperativas e representantes do poder público na CMT operada pela EcoUrbis. Foto: Recicla Sampa.

Incubação de Cooperativas em SP

As 30 cooperativas incubadas passarão por um processo de aproximadamente um ano, dividido em duas etapas semestrais.

Durante o período de incubação, os participantes receberão apoio técnico com consultorias, atividades de capacitação e qualificação profissional, além de participarem de eventos de integração.

Cada organização contará com suporte de um analista que realizará visitas técnicas presenciais uma vez por semana.

“O foco é apoiar e ajudar a desenvolver quem ainda não está em estágio de maturidade para se habilitar ao Programa Socioambiental de Coleta Seletiva da Prefeitura de SP. As incubadas de hoje são as habilitadas de amanhã”, explicou Aline.

SP Coopera

O Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo (SP Coopera) tem como objetivo promover e incentivar a forma cooperativa de organização social, econômica e cultural.

Atua para fins de geração de renda focando no desenvolvimento de cooperativas, cooperados e empreendimentos coletivos, por meio de qualificação, orientação técnica, incubação, assistência educativa e socioemocional.

Foto1
Capital de SP pretende se transformar em referência na gestão do lixo reciclável no Brasil. Foto: Recicla Sampa

Últimas

Notícias

O papel da Economia Circular na sustentabilidade do planeta

Entenda a importância da transição para novos modelos de produção e consumo

12/04/2024
Dicas de Reciclagem

Cotonetes de plástico não são reciclados no Brasil

Conheça opções de hastes plásticas sustentáveis a preços acessíveis

11/04/2024
Notícias

Construção de casas sustentáveis cresce no Brasil

Número de residenciais verdes no país cresceu 40% entre 2022 e 2023

10/04/2024
Notícias

InfluenceMap revela quem são os grandes poluidores do mundo

Relatório aponta para 57 organizações dos setores de combustíveis fósseis e cimento

09/04/2024