Recicla Sampa - Prefeitura amplia número de cooperativas de reciclagem habilitadas em SP
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Prefeitura amplia número de cooperativas de reciclagem habilitadas em SP

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Objetivo é fortalecer organizações que atuam no processamento de materiais recicláveis. Foto: @role_sp

A Prefeitura de São Paulo anunciou a abertura de 50 vagas para habilitação e incubação de cooperativas de reciclagem na capital.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio do programa SP Coopera, que tem como foco impulsionar o setor e fortalecer as organizações que atuam na coleta e processamento de resíduos recicláveis na cidade.

De acordo com Aline Cardoso, secretária da pasta, os processos de habilitação e incubação serão feitos de maneira isolada, pensando em cada tipo de cooperativa que se inscrever.

Ainda segundo a secretária, São Paulo conta atualmente com 23 cooperativas habilitadas, que geram renda para cerca de 900 famílias paulistanas. O plano prevê habilitar mais sete e incubar outras 20.

Habilitação de Cooperativas de Reciclagem em SP

O edital fica aberto até o próximo dia 8 de agosto e as entidades cadastradas receberão suporte e apoio referentes às suas demandas e necessidades específicas.

Os benefícios incluem pagamentos de contas e aluguéis, suporte técnico de especialistas da área, compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e disponibilização de materiais recicláveis.

Para participar, as cooperativas precisam preencher uma série de requisitos: estarem situadas na capital; não possuírem fins lucrativos; serem constituídas por maioria de cooperados de baixa renda; terem um número mínimo de cooperados e comprovante de inscrição no Cadastro Municipal Único de Entidades Parceiras do Terceiro Setor (CENTS).

As entidades não cadastradas precisam preencher o formulário de solicitação de inscrição no CENTS e contar com esteira ou bancada de separação de resíduos, balança digital e prensa.

Clique aqui e confira o edital completo

Incubação

O processo tem tempo de duração estimado em seis meses. O foco é apoiar e desenvolver cooperativas que ainda não estão em estágio de maturidade para se habilitar perante a Prefeitura.

Durante o período de incubação, os participantes receberão apoio técnico com consultorias, atividades de capacitação e qualificação profissional, além de eventos de integração entre as cooperativas.

Cada organização contará com suporte de um analista que realizará visitas técnicas presenciais uma vez por semana.

Clique aqui e confira o formulário de inscrição

SP Coopera

O Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo (SP Coopera) tem como objetivo promover e incentivar a forma cooperativa de organização social, econômica e cultural.

Atua para fins de geração de renda focando no desenvolvimento de cooperativas, cooperados e empreendimentos coletivos, por meio de qualificação, orientação técnica, incubação, assistência educativa e socioemocional.


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024