25 de Julho de 2023,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Prefeitura de São Paulo anunciou a abertura de 50 vagas para habilitação e incubação de cooperativas de reciclagem na capital.
A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio do programa SP Coopera, que tem como foco impulsionar o setor e fortalecer as organizações que atuam na coleta e processamento de resíduos recicláveis na cidade.
De acordo com Aline Cardoso, secretária da pasta, os processos de habilitação e incubação serão feitos de maneira isolada, pensando em cada tipo de cooperativa que se inscrever.
Ainda segundo a secretária, São Paulo conta atualmente com 23 cooperativas habilitadas, que geram renda para cerca de 900 famílias paulistanas. O plano prevê habilitar mais sete e incubar outras 20.
O edital fica aberto até o próximo dia 8 de agosto e as entidades cadastradas receberão suporte e apoio referentes às suas demandas e necessidades específicas.
Os benefícios incluem pagamentos de contas e aluguéis, suporte técnico de especialistas da área, compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e disponibilização de materiais recicláveis.
Para participar, as cooperativas precisam preencher uma série de requisitos: estarem situadas na capital; não possuírem fins lucrativos; serem constituídas por maioria de cooperados de baixa renda; terem um número mínimo de cooperados e comprovante de inscrição no Cadastro Municipal Único de Entidades Parceiras do Terceiro Setor (CENTS).
As entidades não cadastradas precisam preencher o formulário de solicitação de inscrição no CENTS e contar com esteira ou bancada de separação de resíduos, balança digital e prensa.
Clique aqui e confira o edital completo
O processo tem tempo de duração estimado em seis meses. O foco é apoiar e desenvolver cooperativas que ainda não estão em estágio de maturidade para se habilitar perante a Prefeitura.
Durante o período de incubação, os participantes receberão apoio técnico com consultorias, atividades de capacitação e qualificação profissional, além de eventos de integração entre as cooperativas.
Cada organização contará com suporte de um analista que realizará visitas técnicas presenciais uma vez por semana.
Clique aqui e confira o formulário de inscrição
O Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo (SP Coopera) tem como objetivo promover e incentivar a forma cooperativa de organização social, econômica e cultural.
Atua para fins de geração de renda focando no desenvolvimento de cooperativas, cooperados e empreendimentos coletivos, por meio de qualificação, orientação técnica, incubação, assistência educativa e socioemocional.
Projeto oferece reembolso automático e promete zerar uso de descartáveis ainda neste ano
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas
Organização aproveita férias de julho para convocar participação da garotada
Mutirão em São Mateus distribuiu EPIs, ofereceu atendimentos e acolheu trabalhadores