21 de Novembro de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O primeiro Festival Voz dos Oceanos acontece neste sábado (25) no Centro Esportivo Duque de Caxias, Guarujá, cidade do litoral sul paulista.
As atividades acontecem das 10h às 18h e a programação inclui ações educativas, culturais e recreativas, além de rodas de conversa sobre cultura caiçara. A participação é gratuita.
Estudantes e organizações da sociedade civil da região vão ocupar o centro do palco e exibir projetos que refletem e apresentam sua relação com a educação ambiental, principalmente na defesa dos ecossistemas marinhos.
A iniciativa é resultado de uma parceria com o Instituto Supereco, com apoio da Santos Brasil, patrocinadora da Voz dos Oceanos Educação, e é um exemplo do poder das comunidades na promoção da responsabilidade ambiental.
“No coração deste festival reside um compromisso profundo com nossos oceanos, uma homenagem ao papel inestimável que desempenham em nossa existência”, diz em nota a família Schurmann, idealizadora do evento.
“É um chamado para abraçarmos nosso papel como guardiões dos oceanos, para levar adiante o conhecimento, a inspiração e as conexões que formamos aqui”, completam os Schurmann.
Para quem não conhece, os Schurmann são uma família de velejadores brasileiros que vivem pelos oceanos do mundo há décadas.
Em agosto de 2021, a bordo do veleiro Kat, eles partiram de Santa Catarina para sua mais nova aventura. Uma expedição batizada de Voz dos Oceanos, que terminou no mês passado na Nova Zelândia.
Os objetivos foram testemunhar e registrar o impacto das ações humanas nos mares do planeta, com foco no combate à poluição plástica, que parece cada vez mais fora de controle.
Mas não é só isso. Eles também encontraram e apresentaram soluções inovadoras, além de conscientizar e engajar as pessoas sobre a necessidade de ações urgentes contra a crise ambiental.
Vinte e cinco estações coletoras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade
Objetivo é reduzir dependência do mercado nacional e incentivar reciclagem no Brasil
Projeto compra cadernos e materiais recicláveis nas unidades Estação Preço de Fábrica
Entenda por que apenas 9% do lixo plástico é reciclado atualmente no mundo