06 de Marco de 2024,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Programa que troca lixo reciclável por descontos na conta de luz dos moradores da Grande SP, o Ecoenel arrecadou 2,6 mil toneladas de recicláveis em 2023, informa a concessionária de energia elétrica.
De acordo com números divulgados pela empresa, foram concedidos quase R$ 1 milhão em bônus para os mais de 16 mil clientes que aderiram ao projeto no ano passado.
Com essas ações, a distribuidora informa ter evitado a emissão de 8,6 mil toneladas de gás carbônico (CO2) e de ter preservado 23,5 mil árvores por meio da reciclagem de papel.
Além disso, a iniciativa possibilitou a economia de mais de 11,8 milhões KWh de energia, quantidade suficiente para abastecer mensalmente cerca de cinco mil famílias por um ano.
Para participar do Ecoenel, basta comparecer a um dos seis pontos de coleta, localizados em diferentes bairros da capital, com sua conta de luz e os materiais recicláveis.
São aceitos resíduos como papel, plástico, metal, vidro e embalagens TetraPak, desde que devidamente limpas.
No local, o material será pesado e calculado de acordo com o valor praticado no mercado. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro.
Depois de coletados, esses resíduos são tratados e encaminhados para cooperativas e empresas de reciclagem parceiras.
Os participantes, além de ajudar o meio ambiente com a destinação correta dos resíduos sólidos recicláveis, conseguem reduzir o custo ou até mesmo zerar o valor da conta de energia elétrica.
Encontre o ponto de coleta mais próximo da sua casa e participe!
Cooperativas relatam dificuldade em vender material e pontos de coleta foram desativados
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia