28 de Julho de 2023,17h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Prefeitura de São Paulo e a Ecourbis Ambiental, concessionária responsável pela coleta nas zonas sul e leste da capital, deram início a um projeto-piloto que tem o objetivo de promover a reciclagem de vidro na cidade.
Na última quarta-feira feira (26), foram instalados 13 Pontos de Entrega Voluntário (PEVs) com capacidade para armazenar até 3 m³ de vidros em vias públicas estratégicas das subprefeituras de Capela do Socorro, Santo Amaro e Vila Mariana.
Inicialmente, o recolhimento do material nos PEVs está programado para acontecer uma vez por semana, mas dependendo do volume descartado, a periodicidade pode ser ajustada.
Para sensibilizar a população sobre a iniciativa e a importância de garantir a destinação e tratamento adequado do vidro, a Ecourbis deu início na quinta-feira (27), a ações de educação e conscientização ambiental.
Neste primeiro momento, profissionais da concessionária irão aos estabelecimentos comerciais e residências do entorno para informar que a região conta com um equipamento específico para o descarte de vidro.
Em um segundo momento, a equipe de Educação Ambiental retornará aos locais, mas em horário com maior movimento de clientes, para conversar com os frequentadores dos bares e restaurantes da região e divulgar a iniciativa.
A expectativa é de que, com um maior volume de vidro sendo direcionado para os PEVs, sejam registradas melhorias em duas importantes frentes.
A principal é a redução da destinação final inadequada deste tipo de material, hoje encaminhado aos aterros sanitários.
Outro benefício é o incremento da renda das cooperativas de catadores conveniadas à Prefeitura.
“Todo o vidro coletado nos PEVS será encaminhado para a Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus. A venda do material será conduzida pela Coopercaps. A partir da avaliação dos resultados do projeto-piloto, o número de pontos de entrega voluntária de vidro deverá ser ampliado para outros pontos da cidade”, explica a equipe da Ecourbis.
Confira abaixo onde estão instalados os PEVs para o descarte de vidros: copos, garrafas, recipientes, cacos e fragmentos.
1- Praça Enzo Ferrari - CS
2- Praça Ramiro Cabral da Silva - CS
3- Praça José Ferreira Rodrigues - CS
4- Praça Nicolau Aranha Pacheco - CS
5- Praça Maria Sotto Fracarolli – CS
6- Av. Dr. Sila Melo - SA
7- Av. Miguel Yunes, nº 500 - SA
8- Parque Severo Gomes - SA
9- Avenida Professor Alceu Maynard Araújo - SA
10- Praça Marcos Manzini - SA
11- Praça Issac Grinman - SA
12- Praça Nossa Senhora Aparecida - VM
13- Praça Cidade de Milão - VM
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo