17 de Julho de 2024,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Sistema nacional de logística reversa de embalagens de bebidas alcoólicas estruturado pela Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), o Glass is Good recuperou 59 mil toneladas do material em 2023.
De acordo com a ABRABE, o número representa um crescimento de 205% em relação a 2019, primeiro ano de atividades da iniciativa, que já está presente em 21 estados das quatro regiões do Brasil.
Ainda segundo a entidade, para atingir resultados tão expressivos e garantir um crescimento contínuo, o projeto conta com a colaboração do setor de bares e restaurantes, além da estrutura de centros de reciclagem e da instalação de pontos exclusivos de coleta.
Em outra frente, o sistema conta com a participação de cooperativas de reciclagem e de empresas ambientalmente responsáveis, fundamentais para a triagem e classificação do material.
O vidro é infinitamente reciclável e um dos materiais mais fáceis de reaproveitar. Ou seja, uma garrafa pode ser transformada em uma outra garrafa exatamente igual.
Apesar da força da prensa nos caminhões de coleta seletiva ser reduzida e os resíduos serem apenas acomodados, a orientação para garantir sua reciclagem é descartar em pontos de coleta específicos.
Vale lembrar que potes de molho e geleias, por exemplo, devem ser devidamente higienizados antes do descarte. No caso das garrafas, retire o máximo possível da sobra de líquidos.
Clique aqui e encontre o ponto de coleta mais próximo da sua casa
Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos
País alcança índice de 64% de reaproveitamento do material e vira exemplo
Estudo avalia eficiência de leis contra sacolinhas descartáveis no mundo
Loga e Ecourbis investem em veículos movidos a biometano e eletricidade