Recicla Sampa lança websérie inédita para incentivar reciclagem

18/12/2020

Imagem - Apresentação dos conteúdos conta com Cazé Peçanha e o jornalista ambiental americano Matthew Shirts. Foto: Recicla Sampa

Apresentação dos conteúdos conta com Cazé Peçanha e o jornalista ambiental americano Matthew Shirts. Foto: Recicla Sampa

Muitas dúvidas ainda permeiam a relação do cidadão com a reciclagem, apesar de o interesse pelo assunto se mostrar crescente. Pensando nisso, o Recicla Sampa, que já acumula mais de meio milhão de acessos, lançou mão de um produto inédito, que vai reunir especialistas, empresas, parceiros, associações e trabalhadores do universo da reciclagem. O Podcast Recicla Sampa chega trazendo conteúdos inéditos com nomes importantes do setor para fomentar o debate e levar informação para a população.

Sob o comando do apresentador Cazé Peçanha e do jornalista ambiental americano Matthew Shirts, a websérie com 12 episódios e colocará no centro da roda, de maneira informal e didática, os principais assuntos relacionados ao manuseio e descarte de resíduos.

Os conteúdos audiovisuais, com aproximadamente uma hora de duração, estarão disponíveis aqui, no site do Recicla, e também no seu canal do Youtube. De uma forma instigante e acessível, a dupla, juntamente com os convidados, trará informações relevantes, dicas e novidades que permeiam essa temática.

“No Brasil, 20% de nossa população não conta com serviço de coleta regular. Isso quer dizer que 6,5 milhões de toneladas de lixo são jogados anualmente em lugares que desconhecemos”, comenta Cazé.

O número suscita outro importante assunto envolvendo a reciclagem no Brasil: a Política Nacional de Resíduos Sólidos, marco regulatório criado há dez anos, mas que ainda não tem aplicabilidade na maior parte do país. “É uma lei sem estratégia, porém, ela é muito clara ao dizer que se deve fechar todos os lixões do país”, comenta Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, diretor presidente da ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), que também integra o time de convidados ao lado de:

- Andrea Alvares, vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura;

- Amanda Cruz, embaixadora na ONU e Idealizadora do Climathon Brasil e Perifa Sustentável;

- Carioca, presidente da Cooperativa de Coleta Seletiva de São Paulo;

- Carlo Pereira, diretor-executivo do Pacto Global da ONU;

- Carlos Antônio, catador de resíduos da capital;               

- Luciano Loubet, promotor de Justiça (MS);

- Mateus Mendonça, sócio-diretor da consultoria Giral;

- Mundano, Criador do PIMP MY CARROÇA;

- Paulina Chamorro, jornalista ambiental;

- Paulo Artaxo, cientista, físico e professor da USP;

- Ricardo Abramovay, professor de Filosofia da USP;

- Suzana Kahn, professora de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os nomes representam as diversas pontas da cadeia do processo de reciclagem, sempre sob a ótica de um debate informal que possa dialogar tanto com o cidadão comum como com os especialistas do segmento. A importância de um consumo consciente e o panorama de resíduos no país e no mundo estarão na pauta do programa.

Questões mais simples, como “de quem é a responsabilidade pela gestão do lixo?” ou até entendimentos mais complexos, como “ainda dá tempo de salvar o mundo?” também farão parte dos diálogos do Podcast Recicla Sampa.

Texto produzido em 10/12/2020

Tags: matérias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados