Recicla Sampa - Rede Makro lança mutirão para coleta de esponjas usadas
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Rede Makro lança mutirão para coleta de esponjas usadas

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Para o descarte é importante que o produto esteja seco e limpo, sem os restos de alimentos. Foto: Michal Jarmoluk / Pixnio

As tradicionais buchas de cozinha, que utilizamos para limpeza de louças e objetos, são feitas de plásticos como poliuretano, um material de difícil reutilização. Para se ter uma ideia, nenhuma pesquisa conseguiu definir o tempo de decomposição desse produto, mas especialistas estimam que o período gire em torno de 100 anos ou mais.

Tendo em vista o descarte incorreto geralmente dado às esponjas usadas, a multinacional 3M, em parceria com o atacadista Makro, criou o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas. As 68 unidades do supermercado espalhadas pelo Brasil estão disponibilizando caixas coletoras para seu descarte. Nelas, os clientes poderão depositar as esponjas de qualquer marca ou tamanho. O importante é que o produto esteja seco e limpo, sem restos de alimentos.

A rede Makro será responsável pela coleta e destinação nos locais que reaproveitarão as esponjas. O processo de reciclagem passa pela separação, lavagem e moldagem do material, transformando-o em nova matéria-prima chamada Pellet, que será utilizada para a fabricação de novos objetos de plástico, como baldes, pás de lixo e lixeiras.

“Estamos muito felizes em contar com parceiros como o Makro que nos ajudam a ampliar a coleta das esponjas e conscientizar os consumidores sobre o descarte sustentável”, declarou o gerente de marca da Scotch-Brite, Emerson Mota ao portal Ciclo Vivo.

A ação também conta com a colaboração da TerraCycle e tem como objetivo educar a população sobre a causa ambiental.

A iniciativa também possui caráter social: a cada item destinado para reciclagem, dois centavos serão doados para organizações sociais como: o Instituto Akatu, Vila Vicentina, Lar de São José, Associação Lugar de Amor e Restauração, Asilo Souza Lima e Casa de Assistência Victor Adriano. Também é possível participar do projeto sem sair de casa. Basta se cadastrar no site do programa, juntar os itens, imprimir a etiqueta pré-paga dos Correios e enviá-los.

Para conferir os pontos de arrecadação clique aqui.

Fontes: Jornal Destak, Ciclo Vivo

Texto produzido em 16/08/2019


Últimas

Notícias

Colégio Mendel realiza Semana Lixo Zero com ações sustentáveis

Objetivo é incentivar comunidade escolar a adotar práticas mais sustentáveis

22/10/2025
Notícias

Operação Centro-Limpo reforça combate ao descarte irregular em SP

Ação da Prefeitura recolhe mais de 600 toneladas de lixo por dia e amplia conscientização

20/10/2025
Notícias

Biólogo encontra saco plástico de 1995 no mar do RJ

Caso na Lagoa Rodrigo de Freitas expõe impacto do plástico nos ecossistemas

17/10/2025
Notícias

Brasil lança estratégia nacional contra poluição plástica

Governo lança diretrizes para enfrentar o lixo plástico e recuperar ecossistemas aquáticos

15/10/2025