Recicla Sampa - Rede Makro lança mutirão para coleta de esponjas usadas
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Rede Makro lança mutirão para coleta de esponjas usadas

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Para o descarte é importante que o produto esteja seco e limpo, sem os restos de alimentos. Foto: Michal Jarmoluk / Pixnio

As tradicionais buchas de cozinha, que utilizamos para limpeza de louças e objetos, são feitas de plásticos como poliuretano, um material de difícil reutilização. Para se ter uma ideia, nenhuma pesquisa conseguiu definir o tempo de decomposição desse produto, mas especialistas estimam que o período gire em torno de 100 anos ou mais.

Tendo em vista o descarte incorreto geralmente dado às esponjas usadas, a multinacional 3M, em parceria com o atacadista Makro, criou o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas. As 68 unidades do supermercado espalhadas pelo Brasil estão disponibilizando caixas coletoras para seu descarte. Nelas, os clientes poderão depositar as esponjas de qualquer marca ou tamanho. O importante é que o produto esteja seco e limpo, sem restos de alimentos.

A rede Makro será responsável pela coleta e destinação nos locais que reaproveitarão as esponjas. O processo de reciclagem passa pela separação, lavagem e moldagem do material, transformando-o em nova matéria-prima chamada Pellet, que será utilizada para a fabricação de novos objetos de plástico, como baldes, pás de lixo e lixeiras.

“Estamos muito felizes em contar com parceiros como o Makro que nos ajudam a ampliar a coleta das esponjas e conscientizar os consumidores sobre o descarte sustentável”, declarou o gerente de marca da Scotch-Brite, Emerson Mota ao portal Ciclo Vivo.

A ação também conta com a colaboração da TerraCycle e tem como objetivo educar a população sobre a causa ambiental.

A iniciativa também possui caráter social: a cada item destinado para reciclagem, dois centavos serão doados para organizações sociais como: o Instituto Akatu, Vila Vicentina, Lar de São José, Associação Lugar de Amor e Restauração, Asilo Souza Lima e Casa de Assistência Victor Adriano. Também é possível participar do projeto sem sair de casa. Basta se cadastrar no site do programa, juntar os itens, imprimir a etiqueta pré-paga dos Correios e enviá-los.

Para conferir os pontos de arrecadação clique aqui.

Fontes: Jornal Destak, Ciclo Vivo

Texto produzido em 16/08/2019


Últimas

Notícias

Plataforma inclusiva busca impulsionar reciclagem no Brasil

Reciclar pelo Brasil atua com foco na regularização e profissionalização de cooperativas

28/05/2024
Notícias

Catadores se mobilizam pela reciclagem de papel no Brasil

Representantes da indústria e do governo federal receberam entidades do setor em Brasília

27/05/2024
Notícias

Coopercaps e colégio Portinari promovem coleta de lixo eletrônico

Urnas serão instaladas na próxima quarta-feira na instituição de ensino da zona sul

24/05/2024
Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024