05 de Setembro de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A cidade de Santos ficou entre as três primeiras cidades do Brasil na gestão de resíduos, no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU). A região já é líder na categoria no Estado de São Paulo.
Em uma escala de avaliação de 0 a 1, o município atingiu a pontuação 0,736. Quanto mais próximo de 1, maior é a adesão do local ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), projeto estabelecido por lei que propõe diretrizes sobre a gestão integrada e gerenciamento adequada dos resíduos.
Para o secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, o feito é motivo de grande reflexão para a população.
“Hoje, trabalhamos com conceito forte de redução de resíduos e destinação correta, tanto da parcela de orgânicos como de recicláveis. Temos buscado com êxito esses resultados, tanto no que se refere à redução do que vai para aterro quanto ao aumento do material destinado para reciclagem”, declarou Libório ao site da prefeitura de Santos.
O Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana é organizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana e pela consultoria PricewaterhouseCoopers, e é um grande medidor da adesão ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos pelas cidades brasileiras. Atualmente, mais de três mil municípios participam, e a divulgação do resultado é baseada na comparação das cidades que contam com mais de 250 mil habitantes.
Fontes: Prefeitura de Santos, Jornal da Orla
Texto produzido em 05/02/2019
Nova medida prevê aumento de impostos e proibição de publicidade no país
Educação ambiental e políticas públicas transformaram país em referência no mundo
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França em Conferência da ONU
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores