São Paulo promove ações para Semana Mundial do Meio Ambiente

04/06/2019

Imagem - Relógio na Avenida Rebouças, em São Paulo. Foto: Atelier de Imagem

Relógio na Avenida Rebouças, em São Paulo. Foto: Atelier de Imagem

A Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1º de junho e vai até dia 5, data em que é comemorado oficialmente o “Dia Mundial do Meio Ambiente”. Esse período foi criado no Brasil para a conscientização em torno do tema e foi instituído através de um Decreto, em 1981. O objetivo é aproveitar o período para inserir a sociedade na discussão de assuntos que tratem sobre a preservação dos recursos naturais e soluções para as questões ecológicas mais urgentes.

Todo ano, vários locais no país realizam campanhas e eventos para conscientizar a população e diversos setores. Neste ano, em São Paulo, o Recicla Sampa promoverá ações de conscientização na capital com a finalidade de impactar o maior número de pessoas.  

Desde 1 de junho, todas as TVs e painéis digitais da Linha Amarela do Metrô exibem aos frequentadores vídeos informativos de conscientização sobre a separação correta do lixo em dois: comum e reciclável.

Entre os passantes diários da estação está a jornalista, Valquíria Stoianoff, que desembarca na Luz há mais de dois anos. Ela gasta uma hora de viagem entre a linha Azul do Metrô e a Amarela. A paulistana diz que durante o trajeto até o trabalho o que ela mais observa são as campanhas publicitárias fixadas nas paredes das estações, assim como as que são veiculadas nas TVs no interior dos vagões.

Ela acredita que essas intervenções visuais impactam as pessoas. “Já cheguei a trocar as escadas rolantes pelas fixas em razão de uma propaganda que informava sobre a importância de exercícios físicos”, disse.

Quanto às ações do Recicla Sampa, a paulistana comenta que campanhas que ensinam e incentivam a separar o lixo entre reciclável e comum podem ter eficácia entre os frequentadores e promover mudanças de hábito, além de gerar informações úteis para fixar conceitos e novos conhecimentos entre os cidadãos.

No passado, ela mesma, ao saber que um funcionário de limpeza do Metrô leva cerca de 20 minutos raspando o chiclete do chão, mudou sua conduta. “Vi essa propaganda há muito tempo e nunca mais esqueci. Campanhas educativas têm muito impacto no dia a dia da população”, defende.

No dia 5, os frequentadores da estação da Luz também terão a oportunidade de receber compostos orgânicos próprios para adubagem provenientes dos Pátios de Compostagem da Prefeitura. Os materiais serão distribuídos por agentes ambientais que estarão em uma tenda. No local, será possível tirar dúvidas em relação à separação dos resíduos.

Imagem - Relógios da capital com mensagens incentivando a separação dos resíduos. Foto: Atelier de Imagem

Relógios da capital com mensagens incentivando a separação dos resíduos. Foto: Atelier de Imagem

Em outra frente, os relógios de rua espalhados pela capital exibirão mensagens incentivando a separação do lixo em dois. Além disso, desde o início de junho, os caminhões de coleta seletiva tocam o jingle do Recicla Sampa e a previsão é de que, até o final do mês, todos os 77 caminhões repercutam a ação.

“Atualmente a cidade de São Paulo possui dois formatos de coleta domiciliar, a comum e a reciclável, que passam em dias e horários diferentes. Pensando na importância do descarte correto dos resíduos, a Amlurb fará uma ação especial nos caminhões de coleta seletiva”, comenta Edson Tomaz de Lima Filho, presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana.

 

Eventos em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Amlurb realiza uma série de atividades relacionadas à reciclagem, compostagem e educação ambiental em resíduos sólidos. Os eventos têm o objetivo de conscientizar a população no processo de separação e tratamento dos resíduos da cidade.

Entre os dias 3 e 5 de junho, as Centrais Mecanizadas Maria Carolina de Jesus e Ponte Pequena receberão visitas de escolas municipais que estiverem previamente cadastradas. Na mesma data, os cinco Pátios de Compostagem, localizados na Lapa, Sé, Mooca, Ermelino Matarazzo e São Matheus distribuirão compostos orgânicos próprios para adubagem. 

 

Serviços

Visitas às Centrais Mecanizadas para escolas municipais previamente cadastradas

Central Mecanizada Carolina Maria de Jesus
Agendamento através do e-mail: [email protected]

Data: 3, 4 e 5 de junho

Horários: 10h e/ou 15h

Central Mecanizada Ponte Pequena
Agendamento através do site: www.loga.com.br

Data: 3, 4 e 5 de junho

Horários: 10h e/ou 14h

Visitas aos Pátios de Compostagem + Doação de Composto

Data: 3, 4 e 5 de junho

Horários: das 15h às 17h

Agendamento para grupo acima de 20 pessoas: [email protected]

 

Recicla Sampa na Estação Luz – Linha 4 Amarela – Distribuição de compostos orgânicos próprios para adubagem

Data: 5 de junho

Horário: 10h às 16h

Endereço: Dentro da estação da Luz

 

Texto produzido em 04/06/2019

 

 

 

 

Tags: matérias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados