Recicla Sampa - SP conquista selo de cidade inteligente, sustentável e resiliente
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

SP conquista selo de cidade inteligente, sustentável e resiliente

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Capital é a primeira do país a alcançar três certificações internacionais da ABNT. Foto: Prefeitura de SP.

A cidade de São Paulo tornou-se a primeira capital brasileira a obter o reconhecimento máximo nas normas ABNT NBR ISO, com três certificações que atestam seu compromisso com inovação, sustentabilidade e resiliência urbana.

O município conquistou os selos ISO 37120 (Cidades Sustentáveis – Platina), ISO 37122 (Cidades Inteligentes – Ouro) e ISO 37123 (Cidades Resilientes – Platina), baseados em padrões internacionais da Organização Internacional de Normalização (ISO).

A certificação foi anunciada no ano passado pelo secretário adjunto de Inovação e Tecnologia, Humberto Alencar. Trata-se de um marco na administração pública brasileira.

As três normas permitem medir e comparar indicadores de desempenho em áreas como saúde, educação, transporte, segurança, meio ambiente e economia com foco em desenvolvimento sustentável.

Com a certificação, a capital passa a integrar uma rede global de cidades comprometidas com a melhoria da qualidade de vida e com a transparência na gestão.

A troca de experiências com outros municípios certificados deve gerar soluções mais eficazes para problemas comuns, como desigualdade social, urbanização acelerada e mudanças climáticas.

Ao mesmo tempo, as certificações aumentam a capacidade de atração de investimentos. Cidades alinhadas aos padrões internacionais se tornam mais confiáveis para financiadores e empresas, o que reduz riscos e amplia as possibilidades de acesso a recursos.

A conquista fortalece também o engajamento cidadão. A adoção de indicadores normativos valoriza a transparência e incentiva a participação da sociedade na avaliação e construção das políticas públicas. O resultado é uma governança mais responsável, inclusiva e eficaz.


Últimas

Notícias

Descarte de algodão revela contradição na reciclagem de tecidos

Especialista aponta desperdício e defende avanço urgente da economia circular

03/12/2025
Notícias

Ancat entrega convite da ExpoCatadores ao ministro Boulos

Representantes de catadores defendem avanços por políticas públicas em Brasília

01/12/2025
Notícias

Brasil cria entidade para combater greenwashing

Novo órgão público vai rastrear e auditar toda cadeia da reciclagem no país

28/11/2025
Notícias

Estudo detecta microplásticos em frutos do mar no Brasil

Pesquisa identificou resíduos em 70% das amostras comercializadas no país

26/11/2025